Paris, como toda cidade antiga, tem suas curiosidades urbanas e arquitetônicas.
Existe uma rua em Paris que mede absurdos 5,75 metros de comprimento. Na verdade, a rua se resume a uma escada com 14 degraus. Trata-se da rue des Degrés, que fica no 2° arrondissement de Paris, ligando a rua de Cléry à rua de Beauregard. Ninguém mora ali, ou seja, não há casas ou prédios com entrada por esta rua. E nem mesmo janelas que dão sobre esta passagem. Mas a rua existe, tem nome e aparece no mapa.
Aproveitando o gancho de pequenas curiosidades em Paris, no número 39 da rue du Château-d’Eau, no 10° arrondissement, se encontra a menor casa de Paris. A fachada mede apenas 1,4 metros de largura, o suficiente para caber uma porta. Além do térreo, a casa tem mais um andar.
A história da casa tem origem numa briga familar. Antigamente, o lugar onde hoje a casa está construída era uma passagem particular, que ligava a rua Château-d’Eau ao Faubourg Saint Martin. Os conflitos sobre a propriedade da passagem foram resolvidos de forma radical: tamparam o beco construíndo essa minúcula casa. Antigamente, os andares não tinham ligação. O térreo tinha entrada pela rue du Château-d’Eau e o segundo andar, pelo Faubourg Saint Martin.
Coisas de Paris.
Algumas dicas de leitura para quem gosta de histórias de Paris (e lê em francês):
– O blog Paris Unplugged é uma perdição.
– Dicionário histórico das ruas de Paris.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
17 Comentários
Marina Barros
Interessante! Eu achava que a menor rua de Paris era a rue du Chat qui Pêche, perto da Notre Dame. Talvez seja a mais estreita.
Rodrigo Lavalle
Marina, acreditamos que a rue du Chat qui Pêche seja a mais estreita de Paris.
Mauricio Christovão
Merci Lina!!! Nas reuniões dos Pitaqueiroa Anônimos, sempre começamos assim: “Meu nome é__________, e sou um pitaqueiro. Estou há tantos(minutos, horas, dias) sem dar um pitaco “. Meu recorde é de uma semana aqui no CP. Quase morri de uma crise de abstinência…Acho que é incurável!!!
Lina
Maurício
Não tente a cura. Continue com o seu vício.
Madá
Claudia e Maurício, vocês são muito feras … Maurício Christóvão, seu humor vai na veia … Preciso encontrar essa sessão PA …
Nesse tema, estive há uns dez anos, em um restaurante chamado Auberge Nicholas Flamel, que parece ocupar a “casa” mais antiga de Paris. Uma delícia!
Sophia
Dica anotada! Obrigada, queridos Maurício e Cláudia.