Foto: Yahoo France
A lei contra o uso do véu islâmico integral entra em vigor dia 11 de abril. Esta lei é acoplada a uma já existente e que proibe o uso de sinais exteriores religiosos nas escolas.
O que é proibido?
O véu islâmico integral em todo espaço público.
O que é proibido nas escolas?
O véu, seja ele o hidjab, o tchador ou o khimâr.
A kippa.
As grandes cruzes cristãs, católicas ou ortodoxas.
O dastaar, turbante com o qual os sikhs escondem os cabelos.
Qual o publico visado?
Os alunos das escolas publicas, mesmo sendo maiores de idade, todos os funcionários e professores e os pais que acompanham os passeios e programas escolares.
Quais os lugares visados?
As escolas, os colégios e liceus e todos os lugares que acolhem atividades escolcares. As universidades não entram nesta lista.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
45 Comentários
Grazy
Lina,
Concordo com tudo o que vc disse … realmente o véu, seja de qual tamanho for, é uma verdadeira agressão à mulher … ou qq outra atitude opressora .
E não é somente em religiões islâmica que isso acontece, sei de muitas igrejas evangélicas que obrigam as mulheres a usarem véu durante o culto ou em momentos de oração. Sem falar no tipo de vestimenta que elas são obrigadas a usarem, pq lá no Antigo Testamento, está escrito que as mulheres não podem usar roupas de homens. : (
Enaldo
O Estado francês quer preservar a laicidade da sociedade, assim como a Turquia tem feito desde Ataturk. Embora entenda as razões iluministas por trás destas normas, não posso deixar de ficar com a impressão de que há um certo sentimento hostil aos imigrantes do Magreb.
Não é um debate fácil, sem dúvida, e não há como ignorar que a liberdade de expressão, – ainda que ancorada em um fundamentalismo religioso que lhe é hostil, quando tem oportunidade e poder de fazê-lo – foi no mínimo arranhada.
Angelo Max
Creio que todos deveriam fazer o seguinte ; usar o véu ou a burca ou seja lá o que for .. com certeza verão as coisas de uma outra forma …
Se mostrar .. se expressar é a coisa mais natural no dia-a-dia de um ser humano normal … ou pelo menos deveria ….
Sou a favor .. e vejo a França como um país ousado , democrático e libertador … por isso Eu amo Paris !!!!
Jose Mauricio
Sílvia: Na verdade, vestimos o que o nosso meio cultural e a nossa criação familiar assim o determinam, à exceção de alguns poucos rebeldes. Acredito que devemos respeitar os costumes da terra em que pisamos, mas se estes não nos agradam, então lá não pisaremos mais.
Não vejo nada demais num lenço na cabeça, ou mesmo num kippá. Acho que faltou jogo de cintura ao governo francês, ao colocar a burca e outros trajes e símbolos religiosos no mesmo pacote.
Jacqueline
Em Roma aja como os romanos. Se escolheram a França para viver, devem seguir suas regras. Quem escolhe outro país, guarde o seu no coração e entre suas quatro paredes. Não pode impor-se em terra alheia, erguendo-se contra as normas locais. Se é para não ostentar sinais religiosos, então assim seja. Em nome de religião já tem havido coisas ruins demais neste mundo.
SILVIA
José Maurício
Em Portugal não temos familiares a impor o que vestir , sob pena de..maus tratos e outras coisas pior!!!
Beth
Lina
Pelo que entendi prenderam os manifestantes porque não tinham licença para fazer a Manif, risos.
SILVIA
Este assunto sempre me revoltou e estou grata por ter nascido num país onde não sou obrigada a este tipo de agressão.
Custa-me imenso saber que existe tantas mulheres a sofrer em nome de leis religiosas, que não tem outro fim senão oprimir.
Jose Mauricio
É complicado…Acho que vestimentas que escondem o rosto, por motivos óbvios, não deveriam mesmo ser permitidas, mas um simples lenço, ou véu, que cobrem a cabeça??? Então as portuguesas não podem mais usar trajes típicos(com lenço) na França, ora pois?!? Vamos lembrar que em diversos países muçulmanos as estrangeiras são “aconselhadas” a andar com a cabeça coberta e de mangas compridas…
Luciano Melo
A lei para existir tem que contemplar a todos, pois caso contrário aí sim é discriminatótria. Se a burka não pode (pois consideramos uma agressão contra a mulher´embora muitas que a usam podem não achar isso) porque a cruz pode? Se o niqab não pode, porque o kippa pode? A França como um estado laico que é deve tratar todos os seus cidadãos como um só. A religiâo deve ser exercida como uma liberdade individual. E assim como em determinados países, não só muçulmanos todos devem respeitar determinados costumes religiosos também pode haver países onde a manifestação externa seja proibida. Se formos levar para o lado da segurança (que pessoalmente acho que sempre deve ser considerado) estamos assumindo que os devotos de determinadas religiões são mais perigosos que os outros….