A arte contemporânea me diverte.
No dia 17 de junho 2010, o artista Beart Lippert percorreu o museu do Louvre em 9 minutos e 14 segundos. Sua corrida foi filmada e será exposta em uma galeria na Suiça.
Qual o sentido desta performance? Tudo começou com o cineasta Godard e seu filme Bande à part (1964) onde os personagens atravessam o museu correndo. Uma alusão ao turista apressado, capaz de visitar o Louvre em menos de 10 minutos.
Em seguida, Bertolucci reproduz a mesma cena no excelente filme The Dreamers (2003).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
62 Comentários
Patrícia Venturini
Ana R.
O nome do filme é Surpresas do Coração, o título em inglês é French Kiss, com a Meg Ryan e o Kevin Kline. Muito divertido, especialmente a cena em que ela passa pertinho da Torre Eiffel à noite, suspeita de algo e, antes que ela se vire, a torre se apaga (se não me falha a memória). O bom tempo das comédias românticas!
Ana R.
Claro, Dener, todo mundo pode fazer o que quiser, sem dúvida nenhuma.
Mas gostei da colocação do Helder porque acho valioso a pessoa ter a coragem de se assumir e, por isso, se dar o direito de ser autêntico, mesmo que seja tirando a foto da Monalisa para o kit turista.
É muito legal, para mim, conhecer gente assim!!!!!
Principalmente porque tenho um exemplar em casa….
Vou contar uma estória engraçada. Minha mãe DETESTA fotos! Certa vez, fizemos uma viagem de 1 mês com uma amiga que era o oposto de dela: adorava fotos!!!
No meio da viagem, em Washington, essa amiga pediu para minha mãe tirar fotos dela em frente àquele espelho d´àgua do obelisco. Minha mãe, de saco cheio de tanta foto, mirou só nos patinhos que nadavam calmamente por ali…resultado: quando a amiga revelou as fotos, não tinha nem sombra dela nelas.
Eu tô escrevendo aqui e morrendo de rir só de lembrar da cena.
Mas não se preocupem que a amizade não acabou não…anos depois, minha mãe virou madrinha do filho dela…..rsrsrsrsrs
Madá
Adorei Lina !
Esses filmes são muito bons mesmo.
Na contra-mão dessa correria, já que não vai dar para ver tudo mesmo, sugiro o livro “Détails vus au Louvre”, que analisa detalhes das telas mais importantes do museu. O livro mostra detalhes que provavelmente passariam despercebidos, mesmo que se demorasse um pouco mais observando a tela. O legal são as histórias por trás desses detalhes. Não vejo o dia de poder visitar o Louvre com uma lupa para seguir o “roteiro” desse livro.
Helder
Tem pessoas que com preguiça de enfrentar fila,fazem um bom de um photoshop e resolvem este problema (risos)
Dener
Amigos,
algumas pessoas, embora não sejam admiradores de obras de arte (não é o meu caso, esclareço), podem ir a um museu apenas por curiosidade, ou não? Certamente milhões de turistas vão ao Louvre apenas para tirar uma foto da Monalisa e dizer aos amigos: eu a vi! Faz parte do kit turista. Já o viajante….
Alexandre
Fora as cotoveladas acidentais que a gente leva…
Tenho inveja de uma professora que tive e que disse que já fez uma visita particular à Pinacoteca de São Paulo.
Quanto aos Sonhadores de Bertolucci, é uma homenagem ao cinema e à Paris. E Eva Green deixa tudo ainda melhor.
Helder
ANA R.
Outro exemplo, a gastronomia, tem pessoas que acham um absurdo a pessoa estar em Paris e fazer UMA refeição no Macdonald’s, pensamque se deve obrigatoriamente fazer TODAS as refeições com pratos franceses.
Será que até de ferias a pessoa tem que seguir regras?
Ana R.
Em tempo, o desafio só é válido para cidades visitadas pela primeira vez, claro!
Beijokas!
Ana R.
Adorei sua colocação Helder!!!! Acho super legal a idéia das pessoas se assumirem e pararem de fazer pose, só pra sair bonito na foto.
As fotos ficam bem mais bonitas quando são naturais, não é mesmo?
Aliás, como será que seria viajar se não existissem lugares turísticos, e sim, apenas lugares?
Aproveito e lanço o desafio: alguém já foi corajoso ou excêntrico o bastante para fazer uma viagem à uma cidade turística famosa sem ter visitado um ponto turístico sequer, propositadamente?
rsrsrs… lembrei daquele filme com a Meg Ryan, quando ela vai à Europa atrás do noivo e passa batido pelos pontos turísticos mais conhecidos…como é mesmo o nome desse filme?
Vivian Campanelli
Quem dera ver todo o Louvre em 10 minutos hein!!! hehehehe