A Fête de la Musique é uma grande manifestação popular de rua que visa promover a música em todas as suas formas e estilos e permitir aos músicos (amadores e profissionais, adultos e crianças, com ou sem talento) uma plataforma de expressão e um meio de ficarem conhecidos.
A Festa da Música foi criada em 1982 pelo então ministro da Cultura francês Jack Lang. O evento marca também a chegada do verão no hemisfério norte, pois sempre acontece no dia 21 de junho, dia do solstício de verão. Nessa data, a partir das 18:00, músicos de todos os estilos e vertentes se instalam em todos os cantos da cidade: ruas, praças, jardins, estações de trem, museus, monumentos, margens do Sena e a festa começa.
Cartaz da Fête de la Musique 2017
Duas boas atrações “oficiais” da Fête de la Musique 2017 são:
- Nos jardins, pátios e dentro do Museu dos Invalides os músicos do exército farão várias pequenas apresentações tocando músicas militares e jazz. De 10 as 18 horas. Entrada gratuita. Metrô La Tour Maubourg, linha 8.
- No Petit Palais, haverá 4 mini-concertos de música barroca (em referência às exposições atualmente em cartaz no local “Le baroque des lumières” e “De Watteau à David”) às 14:30, 15:00, 16:00 e 16:30. Entrada livre. Metrô Champs Elysées Clemenceau, linhas 1 e 9.
Veja a programação completa da Fête de la Musique 2018 aqui.
Mas não se esqueçam do nosso conselho eterno para esse dia: para realmente captar o espírito da festa e aproveitá-la da melhor forma possível, flane pela cidade, ande pelas margens do Sena, descubra as pequenas praças e os cantinhos escondidos. Pule de uma apresentação para a outra. A cidade estará vibrante e elétrica. Em cada esquina, nos endereços mais discretos encontrará um músico solitário, um conjunto, um coro. Aproveite bem este dia.
Ano passado passamos pela Place de Vosges no Marais e foi sensacional. Sob as arcadas dos prédios que circundam a praça – com ótima acústica – vários tipos diferentes de músicos, corais e cantores se apresentavam.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1 Comentários
leandro bittencourt
Parabéns pela iniciativa. Apesar de se parecer mais com tantas outras que prometem espaço para desconhecidos.
Aonde estão os amadores selecionados para se apresentarem, como prometido nos anúncios? Mais um evento que privilegia quem?