Quando percorrer as salas do Louvre ou do Orsay você verá artistas instalados com suas telas e pincéis copiando quadros dos grandes mestres.
Saiba que esta prática é antiga e que grandes pintores passaram por esta fase como um aprendizado. Delacroix, Degal e Matisse copiaram, durantes horas, quadros famosos dos museus franceses.
Hoje, para poder se instalar assim, diante dos grandes pintores, a pessoa deve ter um certificado de Mestre Copista do Museu Orsay ou do Museu do Louvre e se submeter à uma legislação severa. A dimensão da cópia não pode ser a mesma do original, ela deve ser menor ou maior. O copista, no final, assina a cópia e coloca a mensão: d’après l’oeuvre de… (à partir da obra de…)
Além disto, a tela deve ter o carimbo do museu com a assinatura de um responsável. Os copistas respeitam um horário específico e devem comprar telas, pincéis e tintas. O museu fornece os cavaletes e os banquinhos.
Se um dia você quiser comprar uma cópia, melhor escolher a rede dos copistas oficiais. Senão você corre o risco de pendurar na sua parede uma cópia de baixa qualidade.
O quadro acima de Étienne Azambre, pintor francês do final do século XIX, ilustra esta prática antiga com seu quadro Au Louvre.
Ingressos e visita guiada
Para evitar filas compre com antecedência seu ingresso para o Museu do Louvre (clique aqui) ou para o Orsay (clique aqui).
Se você quiser fazer uma visita guiada ao Louvre ou ao Orsay com a guia-conferencista brasileira Zilda Figueiredo clique aqui e aqui para mais informações.
Leia também:
No site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
14 Comentários
wendell
a observação e a pratica sempre serão o maior aliado do artista. onde eu posso char os copistas credenciados? vlw pelo post
Debora
Olá! Gostaria de saber se menores de 18 anos nao pagam o ingresso e onde e como é melhor comprar os bilhetes de entrada.
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Debora, menores de idade não pagam ingressos nos museus públicos parisienses. Compre ingressos para os museus e monumentos (com exceção da Torre Eiffel) em uma das lojas FNAC em Paris.
carmen
Bom dia!
lendo acima, já que não posso imprimr em casa entrada para o Louvre, qual melhor forma de entrar no museu?
Rodrigo Lavalle
Carmem, você pode comprar os ingressos nas lojas FNAC em Paris ou no Office du Tourisme de Paris (https://www.conexaoparis.com.br/2012/10/07/desembarcou-em-paris-sem-reservas) ou mesmo na bilheteria do museu.
Abraços.
sara
Olá! irei a Paris esse ano e gostaria de visitar o louvre. Porem, gostaria de saber se tenho como comprar as entradas on line e imprimí-las em casa? Eu vi que no site do FNAC tem a opção de retirar nas lojas lá em Paris. Alguem sabe se existe alguma forma de imprimir em casa? Assim, eu já ganho tempo em Paris.
Muito obrigada!
Rodrigo Lavalle
Sara, não existe a opção de imprimir os ingressos em casa.
Abraços.
Christiane Marques
Pronto. Decidida. Les Halles mesmo, meu medo era apenas a segurança. A praticidade do RER ao lado e a possibilidade de ir a pé à varios monumentos me convenceu! Obrigada pela atenção !!!
Christiane Marques
Que delicia de profissão!
Bom estou eu aqui quase diariamente lendo para fechar apenas 5 dias de Paris. Estou indo pela segunda vez…mas da primeira solteira com as amigas não havia grandes preocupações… agora com marido, filhos (crianças) , mãe e sogra… a preocupação dobra… Gostaria que ajudasse a decidir, havia feito uma pre reserva no Novotel Les Halles, pela proximidade dos pontos turisticos e RER (vamos a Disney e Versalles), mas me falaram que é uma região mal frequentada… e indicaram o Novotel Montparnasse… o que vcs acham? Lina, Rodrigo e super entendidos de Paris!!! 🙂
Rodrigo Lavalle
Christiane, a região do Les Halles não é mal frequentada. Ela é mais cheia e conturbada. Se você for se sentir mais tranquila em Montparnasse a região é ótima.
Abraços.
Liduina Holanda
não conhecia as exigências para ser copista….mas, com certeza deve valer a pena exercitar essa prática com as belas e famosas telas do Louvre/Orsay
Rosane
Olá, em nossa viagem em Outubro/14 vimos alguns copistas no Louvre. Achei muito bacana e os pintores faziam trabalhos excepcionais.
Maria Deyvianne
já vi alguns fazendo desenhos de estátuas, mas de quadros não tive a oportunidade, mas achei bastante interessante.
helena nardini
MUITO INTERESSANTE. EU SEMPRE ME PERGUNTEI O QUE OS COPISTAS FAZEM ALI NO MUSEU.