A verdade é que a procura explode com a entrada das populações dos países em desenvolvimento no mercado de consumo desta maravilha. E os fazendeiros do mundo todo não conseguem produzir o suficiente. Ano passado foram consumidos 32% a mais de cacao do que em 2003 e a Organização Internacional do Chocolate prevê que a demanda será superior que a produção nos cinco próximos anos. A solução para os grandes fabricantes, como Nestlé, será aumentar os preços, diminuir o tamanho das barras ou procurar substituto para o cacao.
O grande comprador mundial de chocolate, Mondelez, mostrou aos consumidores o que seria um mundo sem chocolate.
– Não tem mais chocolate, acabou, c’est fini, fala o padeiro para um público desorientado e em falta do famoso e delicioso pain au chocolat. E diante da insistência ele organiza duas filas:
– Os que querem chocolate, nesta fila. Os normais, nesta aqui. Veja o vídeo acima.
Eu sou do tipo angustiada e me alinho com os que tem medo da escassez. Como vou viver sem este produto delicioso que ativa certas áreas do meu cérebro, me deixa de bom humor e que possui substâncias benéficas para o meu coração? Como vou viver sem os chocolates Pierre Hermé e Jean Paul Hévin?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
15 Comentários
Gustavo Reis
Houve problemas na Bahia com a produção do cacu há alguns anos, e a produção local diminuiu bastante… Também está tendo o aumento dos chocolates “premium” onde há grande concentração de Cacau (50% ou mais), aumentando o consumo da planta…
É… Acho que vou virar produtor..rs
lucia
Para mim o chocolate pode acabar,mais não e porque não gosto amo chocolate,mais infelizmente sou intolerante a lactose e nem pensar em comer chocolate,e os sem lactose não são iguais aos tradicionais,mais enfim já até me acostumei sem eles
Gustavo Gurgel
França sem chocolate seria mais ou menos como o Brasil sem o cafezinho… impensável, impossível… nem nos sonhos!! Como faria se não pudesse ir à padaria pela manhã e dizer “Bonjour monsieur. Un pain au chocolat, s’il vous plaît!!”
jorge fortunato
Acho que viveria normalmente sem chocolate. Atualmente, estou fazendo uma dieta e já me acostumei. Nao seria um sacrifício. Mas, algumas pessoas que conheço enlouqueceriam.