Texto de LuciaC
Michel Richart é um chocolatier designer ou designer chocolatier, com rica arte até no nome. Um legado de pai para filho, já que o seu era mestre chocolatier no Croix Rouge em Lyon.
Michel cresceu embalado por bombons e friandises. Foi educado na exigência da qualidade, no gosto para o belo, no amor ao trabalho bem executado e na paixão pelo chocolate.
Richart lança duas coleções temáticas anuais e nelas se aventura em complexas e exóticas combinações de sabores e aromas.
Ele mantem, nas suas lojas, 7 linhas chamadas de famílias, que classificam por sabor os seus bombons. Cada sabor contem 7 aromas que se materializam nos 49 Petis Richarts. São verdadeiras obras de arte apresentadas lado a lado em uma caixa branca, do tamaninho exato para serem levadas a boca de uma só vez e apreciadas com reverência.
Acredite, o requinte vai a tal ponto que nas decorações coloridas de suas coleções, aqueles com desenho em espiral indicam a melhor hora do dia para serem degustados.
Os com desenhos lúdicos são resultado de um concurso anual de desenho infantil, promovido por M. Richart, em que obras vencedoras são usadas para enfeitar seus bombons.
O processo criativo da multiplicação de sabores e aromas é intrincado, os detalhes levados a extremos, onde adjetivos como balsâmico não tem nada com o vinagre e sim com a qualidade balsâmica e relaxante de um chocolate com toques de baunilha.
Em contra partida o visual de sua loja no boulevard Saint Germain, para os lados da Tour Eiffel, é clean. De uma elegância moderna discreta é fácil passar por uma pequena galeria de arte. Caixinhas brancas quadradas e retangulares, um frasco, uma garrafa na vitrine e atendentes impecáveis e solícitas ao informar sobre o mestre e sua arte.
Os preços seguem de acordo com a exigência e requinte do artista.
Em caso de inevitável compra considere cada eurinho um investimento, uma viagem a um mundo de sensações nunca antes visitado.
Ah! existe para venda um pequeno armário climatisado que acomoda uma quantidade razoável de ballotins (caixinhas). Temperatura certa para acondicionamento do chocolate é absolutamente importante.
Ça c’est Paris!
Misturando os pincéis, os meus e os da LúciaC, uma última informação. Você pode comprar uma caixa com uma mensagem inscrita em uma placa de chocolate: Eu Te Amo, Boas Festas, Obrigada, Obrigada pela sua fidelidade…
258 Boulevard Saint Germain, 75007, paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
36 Comentários
Beth
Vera Maria
Aí em Paris vc vai encontrar ótimas lojas de sapatos ortopédicos para quem tem problema nos joelhos… Já que vc não gosta de carne rosé, procure escolher aves ou peixes nos restôs.
Continue contando suas aventuras parisienses!
Bjs.
Vera Maria
Beth, os bons sapatos eu já encontrei, faltam agora os bons joelhos ::))
beijo,
vera
Beth
LuciaC
Mais um ponto em comum: o Ma Bourgogne…
Mas lá não é lugar para comer moules!
Estou tão traumatizada quanto vc com a falta de moules do Vagenende…
O jeito vai ser ir até Bruges ou Ostende, risos.
Quanto ao Leon de Bruxeles, também não faz meu gosto…
Vera Maria, para pés de viajantes, só existe uma solução: sapatos apropriados!
Risos e Bjs.
Helena Bauerlein
Lucia C querida,
Foi uma pena que por um dia não tenhamos nos encontrado no terroir francês.
Há e pode haver chocolatiers como os franceses, vc está absolutamente certa. Tão certa que ousei repetir suas frases, perfeitas, e que muito me alegraram.
Elas traduzem o que é criar na França, onde o artista é reconhecido, onde a sedução do degustar e do apreciar o sabor inigualável, levantam a bola do artista, que não tem limite para querer sempre mais. O público clama por isso.
Meus chocolates estão aquém dos franceses e dos belgas, com certeza. Exatamente pela falta do tal incentivo ( boa desculpa, não é ?).
Mas a minha busca é incessante. Sinto um enorme prazer nela. Ver um cliente gemer de gozo ao degustar um novo sabor, é a mola propulssora para me fazer seguir adiante , radiante !
”O artista precisa do espaço para mostrar seu talento e o reconhecimento é seu incentivo
Facilita criar num ambiente onde a seduçao da arte sopra a favor.”
Você gosta de cozinhar ?
Tenho quase que certeza que sim.
Bjo enorme.