Acontece no próximo sábado, dia 05/10, a Nuit Blanche 2019: um evento gratuito anual de arte que se desenrola durante toda a noite e madrugada em vários pontos de Paris e arredores.

Criada em 2002 pela cidade de Paris, a Nuit Blanche é uma grande festa de arte e cultura, gratuita e aberta a todos. O evento se desenrola durante a noite de sábado (05/10), varando a madrugada até o domingo (06/10), não só nos museus e monumentos participantes, mas também e principalmente nos espaços públicos da cidade. Nesses 17 anos de existência a Nuit Blanche já foi exportada para mais de 30 outras cidades no mundo, inclusive nossa terra natal, Belo Horizonte.

A ideia é valorizar e chamar a atenção também para os monumentos parisienses menos conhecidos e visitados, aqueles fora do circuitão turístico tradicional. Lembrando que muitos museus fora desses percursos ficam abertos e são gratuitos essa noite (verifique no site do museu que você pretende visitar se ele irá participará do evento). Clique aqui e veja a programação completa no site oficial da Nuit Blanche.

Nuit Blanche 2019

Nuit Blanche 2019

Na edição de 2017 tivemos um percurso central e um percurso norte; já em 2018 foram 2 percursos centrais e 2 percursos nos limites de Paris. Em 2019, a Nuit Blanche toma uma dimensão mais ampla e ocupa não só todos os cantos de Paris, como também algumas de suas cidades vizinhas. Serão 5 grandes pontos focais (chamados pelo evento de stations/estações): centro, norte, sul, leste e oeste de Paris.

A edição de 2019 trabalha com a ideia de movimento, circulação, deslocamento, andar a pé (afinal, como nós sempre dizemos aqui no blog, andar por Paris é a melhor forma de conhecer a cidade). Entre as atividade e eventos propostos estão 2 corridas noturnas (cujas inscrições já estão encerradas), uma parada/desfile e vários artistas que passearão pela cidade – alguns sozinhos, outros com o público – durante a noite (clique aqui e veja as propostas).

Nuit Blanche 2019

Obra da Nuit Blanche 2018, no Parc de la Villette

As Estações da Nuit Blanche 2019

Station Centre / Estação Centro

A Station Centre / Estação Centro engloba atividades e apresentações nas seguintes regiões centrais parisienses: Invalides, Panthéon (ambas localizadas na rive gauche parisiense, ou seja, o lado da cidade que fica à esquerda do rio Sena), Grands Boulevards, Tuileries, Les Halles, Marais e Bastille (essas cinco últimas localizadas na rive droite parisiense). Um dos eventos de destaque na Station Centre é a Parada – espécie de carnaval trio elétrico com cerca de 15 carros alegóricos com obras monumentais, djs, músicos, dançarinos e performers – que sairá da Place de la Concorde às 19h em direção à Place de la Bastille, passando pela rue de Rivoli, com chegada prevista para as 22h. Às 23h acontecerá um espetáculo de luz, imagens e fogos na Place de la Bastille.

Clique aqui a programação completa de tudo que acontecerá na Station Centre.

Station Nord / Estação Norte

A Station Nord / Estação Norte engloba atividades e apresentações no Parc de la Villette, no centro de arte CENTQUATRE, em alguns pontos do Canal de l’Ourcq (continuação do Canal Saint Martin) etc.

Clique aqui a programação completa de tudo que acontecerá na Station Nord.

Station Sud / Estação Sul

A Station Sud / Estação Sul engloba atividades e apresentações nas seguintes regiões e locais do sul parisiense e cidades localizadas ao sul de Paris: Denfert-Rochereau, Cité Universitaire, Buttes-aux-Cailles, Parc Montsouris, Fundação Cartier, Petite Ceinture, Vanves, Arcueil, Cachan (essas 3 últimas são cidades vizinhas, ao sul de Paris).

Clique aqui a programação completa de tudo que acontecerá na Station Sud.

Station Est / Estação Leste

A Station Est / Estação Leste engloba atividades e apresentações nas seguintes regiões e locais do leste parisiense e cidades localizadas a leste de Paris: Parc Floral, Porte dorée, Nation, Vincennes e Montreuil (essas 2 últimas são cidades vizinhas, a leste de Paris).

Clique aqui a programação completa de tudo que acontecerá na Station Est.

Station Ouest / Estação Oeste

A Station Ouest / Estação Oeste engloba atividades e apresentações nas seguintes regiões e locais do oeste parisiense e cidades localizadas a oeste de Paris: Unesco, Torre Eiffel, La Défense, Rueil-Malmaison, Sèvres e Courbevoie (essas 3 últimas são cidades vizinhas, a oeste de Paris).

Clique aqui a programação completa de tudo que acontecerá na Station Ouest.

Metrô durante a Nuit Blanche 2019

O metrô linha 1 funcionará durante toda a noite de sábado e madrugada de domingo porém, de 2h15 a 5h30, somente as seguintes estações estarão abertas: Château de Vincennes, Porte de Vincennes, Gare de Lyon, Bastille, Hôtel de Ville, Louvre-Rivoli, Tuileries, Champs Élysées Clemenceau, George V, Esplanade de la Défense.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.