Enquanto no Brasil sofremos a destruição de tesouros nacionais inestimáveis, na Europa acontece na próxima semana as Jornadas Europeias do Patrimônio 2018 (Les Journées Europèennes du Patrimoine), uma celebração da história e da memória de cada país participante.

Todos os anos, as Jornadas Europeias do Patrimônio oferecem aos cidadãos europeus – e aos turistas de todas as partes do mundo que por aqui estão – uma oportunidade, às vezes única, de descobrir ou redescobrir os monumentos, edifícios e jardins que compõem a história e a memória coletiva do continente. Durante as Jornadas, vários monumentos, instituições, prédios públicos e outros endereços que costumam ser interditados ao público em geral ficam acessíveis a todos. Além disso, nestes dois dias, vários monumentos e museus têm entrada gratuita.

Criado pelo ministério da Cultura da França em 1984 com o nome ‘Jornadas portas abertas dos monumentos históricos’, o evento acontece atualmente em cerca de 50 países europeus simultaneamente. Na França, participam das Jornadas aproximadamente 17.000 monumentos/instituições, em um total de 26.000 eventos.

Citamos abaixo alguns desses locais que abrirão especialmente para as Jornadas. Aproveite essa oportunidade única para conhecer essas pérolas. Obviamente as filas podem ser longas e demoradas. Clique aqui e acesse o mapa interativo com todas as atrações.

Algumas atrações das Jornadas Europeias do Patrimônio 2018

Visita da Escola de Ciências Políticas (Sciences Po): visita livre aos halls de entrada, à biblioteca, ao anfiteatro Emile Boutmy e ao jardim interno dessa prestigiada escola parisiense. Gratuito mediante inscrição prévia e obrigatória, antes de 12/09, clique aqui. Dia 15/09, de 10h as 18h. Endereço: 27 rue Saint-Guillaume, 75007.

Escola Sciences Po

Visita do Palais de l’Institut de France onde fica a Biblioteca Mazarin: visita à cúpula, pátios internos, bibliotecas e à Grande Sala das Sessões. Gratuito. Dias 15 e 16/09, de 9h as 17h. Endereço: 23 quai de Conti, 75006.

Palais de l’Institut de France, em frente à Pont des Arts

Visita ao canteiro de obras de extensão da linha 12 do metrô parisiense: a linha 12 do metrô corta Paris na direção norte-sudoeste e está sendo prolongada, na sua extremidade norte, em 2,8 km. Gratuito mediante inscrição prévia de 5 a 11/09, clique aqui. Dia 15/09, de 10h30 a 16:30.

Canteiro de obras prolongamento linha 12 do metrô

Visita livre da Bienal de Paris no Grand Palais: visite a 30ª edição da Bienal de Artes de Paris e, de bônus, conheça a grande nave do Grand Palais e seu magnífico teto de vidro. Gratuito a partir das 18h. Dia 15/09, de 18h as 00h. Endereço: avenue Winston Churchill, 75008.

Sabores do patrimônio na sede da UNESCO: uma série de food trucks servindo as comidas que estão na lista do patrimônio cultural imaterial da UNESCO (culinária japonesa, a dieta mediterrânea, a cozinha tradicional mexicana, a tradição culinária do Malawi, a pizza napolitana, a refeição gastronômica francesa). Entrada gratuita mediante inscrição prévia (clique aqui); as comidas são pagas. Endereço: 7 place Fontenoy, 75007.

Sede da UNESCO, em Paris

Descoberta da Sorbonne: visite o grande hall de entrada da famosa universidade francesa, o majestoso anfiteatro, o salão Richelieu, o grande salão, a sala des Actes e a solene sala des Autorités. A sala Gréard, onde foi criado 23 de junho de 1894, o Comitê Olímpico Internacional por Pierre de Coubertin, será pela primeira vez aberta ao público. Ocasião também única de visitar a capela, que abriga o túmulo do Cardeal Richelieu, a Bibliothèque Interuniversitaire da Sorbonne e os recentemente reformados anfiteatros Louis Liard e Richelieu. Gratuito. Dias 15 e 16/09, de 10h as 17h. Endereço: 45-47 rue des Écoles, 75005.

A Cour de Honra da Sorbonne

Concerto da Orquestra e Coro das Universidades de Paris na Sorbonne: fundada em 1993 a Orquestra e Coro das Universidades de Paris é uma associação que reúne a cada ano cerca de 300 estudantes instrumentistas e coralistas de alto nível. Entrada gratuita sem reserva prévia. Dia 16/09, às 15h. Endereço: 45-47 rue des Écoles, 75005.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris