Fatos divertidos da História da Arte. Você sabia que a Joconda, a mais famosa obra do Louvre, já foi roubada? E que as perucas do Egito antigo eram um artigo erótico?

Em setembro 2016, o Grand Palais publicou uma série de Fun facts Histoire d’Art. Uma introdução divertida aos seus cursos de História da Arte. Pequenas histórias antes da grande História.

A Joconda

O dia que a Joconde foi roubada

Dia 22 de agosto de 1911 os funcionários do Louvre descobrem que o espaço dedicado à Joconda está vazio. Depois de um exame minucioso de vários locais onde a obra poderia estar e após a descoberta da moldura e do vidro jogados no chão, a direção do museu reconhece que o quadro mais famoso do mundo tinha sido roubado. A polícia é convocada e imediatamente encontra uma impressão digital no vidro protetor da Joconda.

Infelizmente ela não corresponde às impressões digitais dos 257 funcionários do museu. De imediato dois artistas estrangeiros se tornam suspeitos principais: Picasso e Guillaume Apollinaire, frequentadores assíduos do Louvre.

A mídia se apodera do caso. Revolta geral contra o roubo da famosa obra e indignação dos intelectuais franceses quando os dois artistas se tornam suspeitos. O coitado do Apollinaire chegou a ficar encarcerado quatro dias.

A pesquisa se arrasta por dois longos anos até que um dia uma chamada, vinda da Itália, elucida o problema. O ladrão foi pego quando tentava vender a Joconda para um comerciante de Florença.

Vincenzo Peruggia era vidraceiro e trabalhou durante um curto período no Louvre. Seu plano foi simples. Escondido dentro de um banheiro, ele passou a noite no museu. No dia seguinte, logo após a abertura, ele escapou levando na sua mochila a obra prima da humanidade.

Dia 4 de janeiro 1914, a Joconde retorna ao Louvre.

Fatos divertidos da História da Arte

Perucas egípcias. L’inspecteur des scribes Raherka et sa femme Merséânkh © Musée du Louvre

A peruca já foi um objeto erótico

No Egito antigo, a peruca era um acessório carregado de erotismo. A arte da antiguidade egípcia é cheia de personagens divinos e humanos usando perucas. Fabricadas com cabelo verdadeiro para as camadas mais ricas da população, ou, as mais simples, com fibras vegetais, a peruca foi um elemento importante do vestiário egípcio. Vários exemplos encontrados nas escavações arqueológicas mostram que os homens e as mulheres dedicavam uma atenção especial às perucas. No início, os historiadores pensaram que as perucas eram simples acessório para proteger a cabeça. Aos poucos os textos e as representações revelaram seu caráter erótico. Egípcias e egípcios usavam a peruca no interior do jogo sedutor, durante os prelúdios amorosos. Clique aqui e conheça a visita guiada ao departamento egípcio do Louvre com a guia brasileira Zildinha.

Se quiser ler um artigo mais completo e com todos os detalhes do roubo na Joconda clique aqui.

Ajuda para visitar o Louvre: ingressos, guias e visitas guiadas

Ingresso: se você não quiser visitar o Louvre no dia gratuito, clique aqui para comprar seu ingresso antecipado com acesso prioritário.

Guia: caso você queira uma ajuda especializada para melhor visitar o museu, sugerimos o guia O Essencial do Museu do Louvre que traz um roteiro de cerca de 3 horas passando por 18 obras obrigatórias do museu (clique aqui e compre o seu).

Visita guiada: outra opção é a visita guiada com guia brasileira Zildinha Figueiredo que começa nas ruínas do Louvre Medieval e termina no apartamento de Napoleão III, já no século XIX (clique aqui).


O Essencial do Museu do Louvre

Conheça também nosso guia O Essencial do Museu do Louvre. Escrito pela arte-educadora Patricia Camargo e ideal para quem pretende visitar o Louvre pela primeira vez, este pequeno guia apresenta as principais obras do Louvre e explica a importância de cada uma delas. À venda no site hotMart,

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris