Fatos divertidos da História da Arte. Você sabia que a Joconda, a mais famosa obra do Louvre, já foi roubada? E que as perucas do Egito antigo eram um artigo erótico?

Em setembro 2016, o Grand Palais publicou uma série de Fun facts Histoire d’Art. Uma introdução divertida aos seus cursos de História da Arte. Pequenas histórias antes da grande História.

A Joconda

. O dia que a Joconde foi roubada

Dia 22 de agosto de 1911 os funcionários do Louvre descobrem que o espaço dedicado à Joconda está vazio. Depois de um exame minucioso de vários locais onde a obra poderia estar e após a descoberta da moldura e do vidro jogados no chão, a direção do museu reconhece que o quadro mais famoso do mundo tinha sido roubado. A polícia é convocada e imediatamente encontra uma impressão digital no vidro protetor da Joconda.

Infelizmente ela não corresponde às impressões digitais dos 257 funcionários do museu. De imediato dois artistas estrangeiros se tornam suspeitos principais: Picasso e Guillaume Apollinaire, frequentadores assíduos do Louvre.

A mídia se apodera do caso. Revolta geral contra o roubo da famosa obra e indignação dos intelectuais franceses quando os dois artistas se tornam suspeitos. O coitado do Apollinaire chegou a ficar encarcerado quatro dias.

A pesquisa se arrasta por dois longos anos até que um dia uma chamada, vinda da Itália, elucida o problema. O ladrão foi pego quando tentava vender a Joconda para um comerciante de Florença.

Vincenzo Peruggia era vidraceiro e trabalhou durante um curto período no Louvre. Seu plano foi simples. Escondido dentro de um banheiro, ele passou a noite no museu. No dia seguinte, logo após a abertura, ele escapou levando na sua mochila a obra prima da humanidade.

Dia 4 de janeiro 1914, a Joconde retorna ao Louvre.

Fatos divertidos da História da Arte

Perucas egípcias. L’inspecteur des scribes Raherka et sa femme Merséânkh © Musée du Louvre

. A peruca já foi um objeto erótico

No Egito antigo, a peruca era um acessório carregado de erotismo. A arte da antiguidade egípcia é cheia de personagens divinos e humanos usando perucas. Fabricadas com cabelo verdadeiro para as camadas mais ricas da população, ou, as mais simples, com fibras vegetais, a peruca foi um elemento importante do vestiário egípcio. Vários exemplos encontrados nas escavações arqueológicas mostram que os homens e as mulheres dedicavam uma atenção especial às perucas. No início, os historiadores pensaram que as perucas eram simples acessório para proteger a cabeça. Aos poucos os textos e as representações revelaram seu caráter erótico. Egípcias e egípcios usavam a peruca no interior do jogo sedutor, durante os prelúdios amorosos. Lá no site Minha Viagem Paris você encontra uma visita guiada ao departamento egípcio do Louvre com a guia brasileira Zildinha, clique aqui para saber mais.

Se quiser ler um artigo mais completo e com todos os detalhes do roubo na Joconda clique aqui.


No Minha Viagem Paris você também encontra o guia O Essencial do Museu do Louvre que traz um roteiro de cerca de 3 horas passando por 18 obras obrigatórias do museu e uma outra visita guiada com a Zildinha que começa nas ruínas do Louvre Medieval e termina no apartamento de Napoleão III, já no século XIX.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.