A exposição Être Moderne : Le MoMA à Paris, em cartaz na Fundação Louis Vuitton, apresenta cerca de 200 obras vindas do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York.

As exposições temporárias organizadas pela Fundação Louis Vuitton estão a cada ano fazendo mais e mais sucesso. A Ícones da Arte Moderna. A Coleção Chtchoukine da temporada 2016/2017 e sobre a qual falamos aqui foi a exposição mais visitada em Paris em 2017, atraindo cerca de 1.400.000 pessoas. A atual exposição em cartaz na Louis Vuitton, a Être Moderne : Le MoMA à Paris, não foge à regra.

A Fundação Louis Vuitton, projetada pelo arquiteto Frank Gehry

A exposição Être Moderne : Le MoMA à Paris

Mais do que simplesmente uma mostra de arte moderna, a Être Moderne : Le MoMA à Paris conta um pouco do surgimento e da trajetória do famoso Museu de Arte Moderna de Nova York, criado em 1929 e um dos primeiros museus do mundo a expor e se dedicar à arte feita no seu tempo.

As 200 obras expostas na Fundação Louis Vuitton vêm de 6 departamentos do MoMA e abrangem desde os primeiros movimentos da arte moderna até a arte digital do século XXI, passando pelo expressionismo abstrato, pelo minimalismo e pela pop art. Paralelamente, estão também expostos documentos e arquivos do MoMA que ajudam a retraçar a história do museu e a contextualizar cada movimento artístico apresentado.

Campbell’s Soup Cans de Andy Warhol

Para enfatizar o caráter documental e histórico da mostra, ao lado de cada obra, além das informações técnicas e históricas habituais, há também informações sobre como e porque ela entrou no acervo do MoMA.

Além de obras icônicas como Oiseau dans l’espace de Brancusi, Le Baigneur de Cézanne e as latas de sopa Campbell’s de Andy Warhol também fazem parte da mostra objetos utilitários industrializados como torneiras e engrenagens e desenhos animados da Disney, obras que ampliam o conceito do que é arte e nos faz pensar nas maõs de quem está o poder para definir e re-definir esse conceito.

Devido ao momento político conturbado que o mundo inteiro – e principalmente os EUA – está passando, muitas das obras escolhidas para integrar a mostra discutem temas como raça, sexualidade, violência, imigração, repressão.

Vista de La Défense a partir de um dos terraços da Fundação Louis Vuitton.

Visitar uma exposição na Fundação Louis Vuitton é também visitar e se encantar com seu magnifico prédio, projetado pelo arquiteto Frank Gehry. Além de apreciar as belas vistas de Paris que temos a partir de seus terraços.

Informações práticas

Être Moderne : Le MoMA à Paris até o dia 5 de março na Fundação Louis Vuitton.

Ingresso: 16€. Clique aqui e compre com antecedência, durante os finais de semana a espera na fila pode chegar a 1 hora.

Endereço: 8 avenue du Mahatma Gandhi, Bois de Boulogne 75116, Paris.

Como chegar: pegar o metrô linha 1, descer na estação Les Sablons e andar cerca de 15 minutos até a Fundação. Para quem já tem o ingresso, a maneira mais simples é pegar o pequeno ônibus elétrico da Fundação próximo ao Arco do Triunfo, na Place Charles de Gaulle esquina com Avenue Friedland. Os ônibus partem a cada quinze minutos e custam 1€. Somente quem já tem o ingresso pode pegar esse ônibus.


MoMA à Paris

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.