O castelo de Versailles inspirou Peterhof na Rússia. Apesar das diferenças, estes dois maravilhosos castelos possuem algumas similitudes. Versailles e Peterhof representam séculos de amizade franco-russa.

O novo presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu recentemente Vladimir Poutine nos salões de Versailles. Por que Versailles? Este castelo faz parte das históricas relações diplomáticas entre a França e a Rússia.

Versailles. Crédito Condé Nast Traveler

Tudo começou com a estadia de Pierre Le Grand no castelo de Versailles em 1717.  O Tsar ocupou o Grand Trianon dois dias em maio e oito dias em junho do mesmo ano. De volta à Rússia, influenciado por Versailles e seus jardins, Pierre modificou o projeto do castelo de Peterhof.   Maior e muito mais imponente, Peterhof está localizado entre Saint Petersbourg e Kronstadt, nas margens do Báltico. O primeiro projeto do castelo russo foi assinado pelo arquiteto francês Alexandre Le Blond. A construção durou dez anos, mas o castelo só foi inaugurado oficialmente em 1723.

Castelo de Peterhof. Créditos Condé Nast Traveler

Entre os dois palácios, muitas semelhanças e algumas diferenças. Versailles celebra o deus Apollon, deus sol, onipresente e símbolo do poder absoluto. Peterhof, celebra Netuno, deus das águas e dos oceanos, encarnação do projeto de poder marítimo da Rússia no século 18.

Castelo de Versailles, escadas. Créditos Condé Nast Traveler

Versailles foi a residência dos reis Louis 14, Louis 15, Luis 16, de Napoleão I, Louis 18, Charles 10, Louis Philippe I e Napoleão III. Peterhof nunca foi a residência principal do poder central russo. O castelo sempre foi somente a residência de verão dos tsars. Na realidade, o poder russo se dividia entre outros castelos: o Kremlin em Moscou e o castelo de Catherine II – Tsarskoie Selo – em Saint Petersbourg.

Castelo Peterhof. Créditos Condé Nast Traveler

Peterhof é esplêndido e chama atenção pela sua fachada colorida, suas cascadas e fontes. Ele sofreu bastante, durante a segunda guerra mundial, nas mãos dos nazistas. Peterhof se caracteriza pela soma de vários estilos: barroco simples desejado por Pierre Le Grand, barroco mais chamativo e neoclassicismo do tempo de Elisabeth e rococó de Catherine II.

Castelo de Versailles. Créditos Condé Nast Traveler

A fachada principal de Versailles possui 415m, a de Peterhof 260m. O parque de Versailles é bem maior, 815 hectares, contra 102 para Peterhof. Enfim, Versailles recebe 7.7 milhões de visitantes por ano; Peterhof, 5 milhões.

Castelo de Peterhof. Créditos Condé Nast Traveler

Versailles e Peterhof simbolizam a intensa amizade franco-russa que persistiu séculos após a viagem de Pierre Le Grand na França.

O Castelo de Versailles festejou, em 2017, os 300 anos da visita de Pierre Le Grand (veja aqui aqui).

Quer fazer uma visita guiada ao castelo de Versailles? Clique aqui para saber mais.


Castelo de Versailles inspirou Peterhof na RússiaNo site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris