Visite as torres da Notre Dame sem filas. Para isto baixe o aplicativo JeFile (também chamado Out of the line).

Se subirmos os 422 degraus da torre da Catedral Notre Dame teremos uma das mais bonitas vistas de Paris. O problema, até alguns dias atrás, era a fila de quase duas horas. Os pobres turistas ficavam exaustos antes mesmo de iniciarem a subida.

Notre Dame e suas torres

Visite as torres da Notre Dame sem filas

Para a solução deste problema o Centre de Monuments Nationaux, orgão que administra monumentos parisienses e franceses, se associou à uma jovem empresa francesa para propor um serviço gratuito de reserva de hora marcada. Na realidade trata-se de um sistema de gestão real dos fluxos e das entradas. Ele é um aplicativo simples e disponível em 8 idiomas.

Basta baixar o Jefile (fora da França o app se chama Out of the line), escolher o horário da visita e apresentar-se na entrada da torre na hora marcada. O visitante entrará imediatamente. Uma vez no interior, ele comprará seu ticket na bilheteria do monumento.

A reserva do horário é feita unicamente no dia da visita a partir das 7h30.

Um conselho: faça sua reserva pela manhã, cedo. Uma vez esgotada a capacidade da torre o serviço de reserva de horário é bloqueado.

Nós baixamos o aplicativo e fizemos alguns testes. Na primeira tentativa, feita no final da tarde, não conseguimos reservar. No dia seguinte, cedo, foi possível.

Fila para visitar as torres da Notre Dame antes do JeFile

O aplicativo exige a geolocalização. Eu testei o JeFile da Córsega e não obtive acesso às reservas da torre da Catedral. Isto quer dizer que ele funciona somente quando o turista já se encontra em Paris, num círculo de 25 km em torno da catedral. Uma medida para impedir que malucos do mundo inteiro façam reservas indevidas.

E se você não baixou o aplicativo, saiba que nas imediações da Catedral o wifi é gratuito. Escolha seu horário, flane pelas ilhas e volte na hora escolhida.

Visita noturna das torres da Notre Dame

Atenção, a grande pedida é a visita noturna das torres. Paris iluminada é ainda mais bonita. Anotem os dias: todas as sextas e sábados até 23h, da sexta 7 de julho até sábado 26 de agosto. O último acesso é às 22h15.

Antes de visitar a Notre Dame de Paris leia nosso artigo hiper completo sobre este monumento.