A Fête de la Musique é uma grande manifestação popular de rua que visa promover a música em todas as suas formas e estilos e permitir aos músicos (amadores e profissionais, adultos e crianças, com ou sem talento) uma plataforma de expressão e um meio de ficarem conhecidos.

A Festa da Música foi criada em 1982 pelo então ministro da Cultura francês Jack Lang. O evento marca também a chegada do verão no hemisfério norte, pois sempre acontece no dia 21 de junho, dia do solstício de verão. Nessa data, a partir das 18:00, músicos de todos os estilos e vertentes se instalam em todos os cantos da cidade: ruas, praças, jardins, estações de trem, museus, monumentos, margens do Sena e a festa começa.

Fête de la Musique 2017

Cartaz da Fête de la Musique 2017

Duas boas atrações “oficiais” da Fête de la Musique 2017 são:

  • Nos jardins, pátios e dentro do Museu dos Invalides os músicos do exército farão várias pequenas apresentações tocando músicas militares e jazz. De 10 as 18 horas. Entrada gratuita. Metrô La Tour Maubourg, linha 8.
  • No Petit Palais, haverá 4 mini-concertos de música barroca (em referência às exposições atualmente em cartaz no local “Le baroque des lumières” e “De Watteau à David”) às 14:30, 15:00, 16:00 e 16:30. Entrada livre. Metrô Champs Elysées Clemenceau, linhas 1 e 9.

Veja a programação completa da Fête de la Musique 2018 aqui.

Mas não se esqueçam do nosso conselho eterno para esse dia: para realmente captar o espírito da festa e aproveitá-la da melhor forma possível, flane pela cidade, ande pelas margens do Sena, descubra as pequenas praças e os cantinhos escondidos. Pule de uma apresentação para a outra. A cidade estará vibrante e elétrica. Em cada esquina, nos endereços mais discretos encontrará um músico solitário, um conjunto, um coro. Aproveite bem este dia.

Ano passado passamos pela Place de Vosges no Marais e foi sensacional. Sob as arcadas dos prédios que circundam a praça – com ótima acústica – vários tipos diferentes de músicos, corais e cantores se apresentavam.


MinhaViagemParis1Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.