Você gosta de autógrafos raros, livros antigos e documentos preciosos? Então este artigo te interessará.

Paris é daquelas cidades que a cada esquina encontramos um endereço interessante, uma especialidade inusitada.

Hoje falaremos sobre uma especialidade bem francesa, o colecionador, especialista e galerista de autógrafos. Autófrago, no sentido do documento escrito do punho do próprio autor, ou, escrito pelo signatário. E não simplesmente autógrafo como assinatura de pessoa célebre recolhida por alguém que a admira.

Vitrine da Galerie Castaing

Nosso artigo vai apresentar para vocês uma galeria de Saint Germain cuja vitrine intriga. Tenho certeza que entre nossos leitores vários foram aqueles que tiraram fotos ou pararam para ver de perto este manequin com um longo decote e nas costas o autógrafo de alguns dos gênios mais conhecidos.

Seu proprietário possui a paixão dos manuscritos. A paixão das cartas escritas e assinadas por muitos daqueles que fizeram o mundo avançar.

Carta de Claude Monet

O proprietário da Galerie Castaing se chama Frédérique Castaing. Sua profissão é quase de explorador do tempo através dos seus documentos autografados. Apaixonado por história, ele é hoje um dos maiores expecialistas na área. Para ele, o papel impresso foi uma grande revolução, mas é frio. Enquanto que o manuscrito guarda a tinta e o gesto do gênio que o escreveu. Transmite a emoção do processo criativo, exibe os erros, as palavras que foram barradas e rabiscadas, revela as dúvidas do autor através dos comentários e as dúvidas escritas nas margens laterais.

Interior da Galerie Castaing. PrSc do vídeo oficial

Castaing publicou um dicionário de escrituras, obra que lista mais de mil e trezentos exemplos de escrituras e assinaturas de personagens de Orson Welles até Joana d’Arc.

Sua especialidade possui outra área de trabalho hiper interessante, ele participa de pesquisas e na área do trafico de bens culturais. Um partenariado entre policiais, arqueólogos e especialistas em escrituras.

Sua galeria organiza leilões de autógrafos interessantes, tanto pela variedade de nomes que pelo interesse dos textos. O último, em maio de 2017, dispersou documentos dos escritores Zola, Gide e Cocteau, dos músicos Debussy, Ravel e Wagner, dos artistas Monet, Chagall e Rodin, de Napoleão Bonaparte…

Salão Internacional dos Livros Raros

Ela participa também do Salão de Livros Raros, o último foi em abril 2017 no Grand Palais, em Paris.

Galerie Castaing: 30 rue Jacob, 75006 Paris


autógrafosAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.