Visita do Cognacq Jaÿ seguida por uma pausa gastronômica: dica para o verão parisiense 2017.

Nossa proposta de hoje é a descoberta de um museu discreto do Marais, seguido por um almoço ou lanche na sua varanda efêmera.

O museu Cognacq Jaÿ reúne a coleção privada de Ernest Cognacq e Marie Louis Jaÿ, fundadores da loja de departamentos Samaritaine. Após a morte do casal, o museu passou a ser propriedade do Estado.

Museu Cognacq Jaÿ. Anselm Pallàs no Flickr

Ele está instalado no Hôtel Donon, palacete histórico do Marais, e reúne obras do século 18.

A coleção é extraordinária com pinturas, objetos, miniaturas, desenhos e esculturas de artistas famosos.

Retrato de Ernest Cognacq

O museu é gratuito, como todos os museus que pertencem à cidade de Paris. Gognacq Jaÿ organiza também exposições temporárias que não são gratuitas. Por exemplo, até o dia 25 de junho o museu apresenta a exposição Veneza no tempo do carnaval, de Tiepolo à Guardi.

A novidade do verão parisiente é a seguinte: até o dia 1 de outubro, o coffee shop vegetariano mais famoso do canal Saint Martin se instala, durante os fins de semana, na varanda do Cognacq Jaÿ.

Sessenta lugares na sombra, longe da agitação do bairro, para degustar saladas de inspiração mediterrânea, granolas, bolos, muffins, cafés especiais, chás e sucos frescos.

Brunch efêmero do museu até 1 de outubro

Trata-se da cantina IMA (mamãe em hebreu), um endereço hiper conhecido do Canal. Adoramos esta proposta reunindo cultura e gourmandise em um dos bairros mais simpáticos da cidade.

Endereço do museu

Museu Cognacq Jaÿ, 8 rue Elzévir, 75003. Aberto das 10h até 18h, de terça até domingo. Fechado nas segundas, 1 janeiro, 1 maio, 8 de maio, 14 julho, 15 agosto, 1 novembro, 11 novembro e 25 dezembro.

Restaurante IMA no Cognacq Jaÿ

Todos os sábados e domingos, das 10h até 18h, proposta válida até o dia 1 de outubro. Brunch 26 euros.


Cognacq Jaÿ

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.