A hora do almoço faz parte do lifestyle dos franceses e é um ritual seguido com prazer.

Um dos detalhes do lifestyle dos franceses é recusar uma refeição expedida em cinco ou dez minutos.

Hora do almoço

Sabemos que os franceses são gourmets e que para eles a gastronomia ocupa um lugar importante no cotidiano. A cada pesquisa de opinião pública fica confirmada a importância de comer bem e de respeitar a tradição do almoço e do jantar em família ou entre amigos.

Por isso na França a pausa almoço – pause déj. como é chamada a pause déjeuner – é levada à sério. Uma pesquisa realizada pela empresa Endered, líder mundial de prestação de serviços pré-pagos às empresas, confirma mais uma vez o apego da França pelos seus rituais gastronômicos. A comparação entre várias regiões do mundo mostra que França se caracteriza como o país onde as pessoas dedicam realmente tempo ao almoço. Os franceses gastam mais de uma hora com a pausa do meio dia. Outras nacionalidades optam pelo sanduíche engolido em 10 ou 15 minutos. Ou o lunch box feito em casa e comido distraidamente no local de trabalho, entre a leitura do jornal e do celular. Nestes países a hora do almoço significa perda de tempo. É o caso, por exemplo, dos ingleses que preferem a fórmula sanduíche ou box salada rapidinha.

Os franceses são exigentes em todos os sentidos. A pause déj. é também um momento de descontração. Eles saem do ambiente de trabalho, se instalam em uma brasserie ou bistrô e optam pelo ritual clássico da entrada, prato e sobremesa. A pesquisa não revela, mas constatei que uma taça de vinho diária faz parte do ritual do meio dia e revela o lado epicurista dos franceses. Um almoço gostoso, entre amigos ou em tête-à-tête, é parte integrante do lifestyle, da arte de viver deste país. Os franceses apreciam as boas coisas, sobretudo os produtos com etiquetas “fabricação francesa”, garantia de qualidade.

Cada cultura seu ritual. Retornando à comparação franceses e ingleses, os primeiros preferem a convivialidade em torno de uma refeição longa. Os segundos privilegiam o sagrado afterwork, o aperitivo entre o final do trabalho e o retorno à família.

Tanto faz, almoço ou jantar, o ritual histórico da “refeição francesa” merece seu título de Patrimônio Imaterial da Unesco.

Pesquisa Endered clique aqui.


melhores bistrôs em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa agência online Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.