Qual a relação entre Arte e TGV Paris Londres? Hoje nós contamos a história da obra de arte que se encontra diante da Gare du Nord.

Quem embarca ou desembarca na estação ferroviária Gare du Nord não pode deixar de ver a obra de arte instalada diante da entrada do Eurostar Paris/Londres.

Leandro Erlich na Gare du Nort

Ela aí está desde 2015 e é um trabalho do argentino Leandro Erlich. Artista fabuloso com obras surpreendentes.

Leandro Erlich no Cent Quatre

O conheci quando ele apresentou Le Bâtiment no centro cultural Cent Quatre, em Paris. A foto de um imóvel colocada no chão é refletida verticalmente, criando uma ilusão de ótica. Os passantes interagem, escolhem suas posicões no plano horizontal e, em seguida, se vêem pendurados no reflexo. Cada versão do Le Bâtiment é feita com as características da arquitetura onde a obra se encontra: Paris, Japão, Buenos Aires, Donetsk.

Erlich ficou conhecido com a obra Swimming Pool apresentada na Bienal de Venesa em 2001. Hoje, este trabalho se encontra no museu Kanazawa no Japão. Os visitantes da Swimming Pool evoluem dentro de uma piscina, sem se molharem, mas com as mesmas visões e sensações.

As obras de Erlich são sempre compostas com elementos arquiteturais, quase sempre em escala humana. Uma escada, uma piscina, uma casa, um elevador…

Leandro Erlich coloca em dúvida e existência material através de dispositivos como espelhos que multiplicam ou invertem os espaços. Os visitantes participam da experiência e vivem os dons de ilusionistas do artista.

Erlich nos convida para irmos além da fascinação do fenômeno ótico e nos sugere exploramos nossa realidade.

Leandro Erlich na Gare du Nord

Com sua obra da Gare du Nord ele questiona a questão ambiental. Será que as construções humanas resistirão ao fenômenos meteorológicos extremos e às mudanças climáticas?

A Casa Derretida é uma ilusão ótica que evoca os perigos atuais. A parte térrea desta pequena casa parisiense está quase toda derretida. A obra – quase humorística – funciona como um lembrete, atenção, nosso patrimônio é frágil!

Leandro Erlich em Nantes

Leandro Erlich criou também uma instalação para a cidade francesa Nantes. Intitulada a Última Mudança, a obra apresenta uma situação impossível. A escada, para subir ou descer os móveis da mudança, sobe em direção à uma janela, único vestígio de um imóvel que desapareceu.

Visite o site oficial do artista, vale a pena conhecer suas obras (clique aqui).


Arte e TGV Paris LondresNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.