A história do meu apartamento em Paris faz parte da história de Paris dos dois últimos séculos.

Faça uma experiência: digite chambre de bonne e veja o número de blogs, artigos, vídeos e reportagens sobre o assunto.

Desde sua criação o tema é polêmico. As chambres de bonne apareceram no final do século 19, durante a famosa reforma de Paris dirigida pelo Barão Haussmann. Nos bairros das elites – 6ème, 7ème, 8ème e 16ème arrondissements – os novos prédios passam a ter, no sexto e último andar, quartos para os empregados domésticos. Na realidade cubículos entre 7 e 12 m² sem água e aquecimento. O acesso ao “sexto”, como ficou conhecido, era feito por uma estreita escada de serviço. As condições de vida eram difíceis e foram relatadas em várias teses acadêmicas. Situados logo abaixo do teto de zinco, os cubículos eram gelados no inverno, quentes demais no verão. Para completar o desconforto, uma única torneira no final do corredor e um único banheiro para todos.

Durante os séculos 19 e 20, aí moraram as bonnes à tout faire – que podemos traduzir por funcionárias multi-tarefas – sobretudo espanholas e portuguesas. Com a mudança do mercado do trabalho e das mentalidades, os quartos foram, aos poucos, sendo ocupados por outras categorias sociais. Estudantes vindos do interior da França e jovens no início da vida profissional.

No final do século 20 e início do 21 as condições de vida do “sexto” se tornaram assunto discutido na mídia. O Estado entrou em ação e enquadrou a comercialização destas minúsculas moradias. Elas só poderiam ser alugadas se tivessem um número mínimo de metros quadrados, aquecimento, água canalizada e, se possível, banheiro.

A última etapa da história das chambres de bonnes é a gradual transformação de vários destes cubículos em apartamentos com pé direito alto e vista maravilhosa. No caso destes apartamentos, o acesso ao “sexto” é modificado e passa a integrar o corpo do prédio saindo da “área de serviço”. Isto necessita grandes reformas e acontece quando o prédio todo pertence à uma única pessoa ou empresa. Assim fica fácil eliminar a escada de serviço e integrar o “sexto”.

| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |

Cada janela no teto e nas fachadas representa uma chambre de bonne

 


Não esqueça de fazer seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.


 

O meu apartamento

Aqui entra minha história. Há 18 anos atrás, li um anúncio no jornal Le Figaro dizendo: área atípica à venda. Tudo que é atípico me atrai. Acompanhada pela agência imobiliária subi 6 andares de uma escada em caracol tão estreita que subir e descer ao mesmo tempo não era possível.

Desembarquei em um corredor sinistro cheio de portinhas abrindo para cubículos. Dentro de cada cubículo um funil no teto deixava entrar a luz por minúsculas janelas. Pedi a agência para ver o que tinha após os tetos de gesso baixíssimos de cada cubículo. Imediatamente um dos tetos foi quebrado e descobri um tesouro. Um pé direito lindo em forma de V invertido e com estruturas metálicas do século 19.

Liguei para meu querido francês de marido e disse: compre! Mas coragem, vamos quebrar tudo! A foto acima mostra detalhe de algumas das janelas do teto do apartamento após reformas.

Cada uma delas e cada uma das janelas da fachada representa uma chambre de bonne.

| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |

Janelinhas da fachada

 

 


Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do LouvreParis com CriançasEssencial da Provence


 

A idéia do artigo

A idéia do artigo surgiu quando, ontem, tirei fotos de jovens fazendo piquenique no teto do prédio vizinho. Imediatamente pensei na história das chambres de bonne. As do prédio vizinho existem ainda.

Piquenique nos telhados de Paris

Da minha janela, imaginei que fossem estudantes. Um deles mora em uma das chambres de bonne. O dia estava lindo. Ele convidou amigos. Ela trouxe pizza, o amigo cervejas. Puseram uma cadeira em cima da mesa e assim alcançaram e saíram pela janelinha do teto. Ficaram horas tomando sol e refazendo o mundo.

Piquenique nos telhados de Paris

De todas as maneiras, a vida é bela nos telhados de Paris.

| O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO |

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris