O Jacquemart André é um museu pequeno e pouco conhecido do qual gostamos muito. Além de seu belo acervo de pinturas holandesa, francesa e da renascença italiana, a própria mansão onde o museu funciona é uma obra prima a ser apreciada.

O museu Jacquemart André

O museu Jacquemart André

O palacete foi construído no final do século XIX pelo casal Edouard AndréNélie Jacquemart para abrigar as obras de arte que ambos colecionaram durante a vida toda. Em 1913 eles doam tudo – mansão e obras de arte – ao Institut de France e assim surge o museu Jacquemart André.

A sala das tapeçarias

A sala das tapeçarias

Uma das grandes vantagens do Jacquemart André é estar aberto todos os dias do ano, ou seja, um ótimo programa para os dias 1° de maio, 25 de dezembro e 1° janeiro quando quase todos os outros museus da cidade ficam fechados.

Além do seu acervo permanente o museu promove também exposições temporárias. A mais recente delas é uma pérola imperdível: Rembrandt intime.

A EXPOSIÇÃO

A exposição é centrada em 3 quadros de Rembrandt comprados pelo casal Jacquemart André: les Pèlerins d’Emmaüs de 1629, le Portrait de la princesse Amélie de Solms de 1632 e le Portrait du Docteur Arnold Tholinx de 1656.

Cada um deles representa uma época diferente e fundamental da carreira de Rembrandt: seu início em Leyde; seus primeiros anos de sucesso em Amsterdã e seus anos de maturidade artística. Com isso a mostra busca retraçar a evolução do estilo do pintor e revelar a intimidade de seu processo criativo.

Les Pèlerins d'Emmaüs de Rembrandt

Les Pèlerins d’Emmaüs – acervo do Museu Jacquemart André

Acompanhando essas 3 pinturas estão cerca de 20 outros quadros e 30 gravuras e desenhos do artista que ajudam a melhor compreender seu gênio e a amplitude de seu trabalho e talento. Essas obras foram emprestadas ao Jacquemart André pelo Metropolitan Museum de Nova York, Museu do Hermitage de São Petersburgo, National Gallery de Londres, Rijksmuseum de Amsterdã, Kunsthistorisches Museum de Viena e pelo Louvre.

Uma ocasião única para ver todas essas obras reunidas em um só local.

16-518323_b_ritoccata

Vieil homme en costume oriental – acervo do Metropolitan Museum of Art de NY

O nome da exposição, Rembrandt intime, faz referência ao costume do artista de desenhar e pintar seu círculo íntimo: a esposa Saskia, a última companheira Hendrickje Stoffels, o filho Titus e si próprio.

Não deixe de visitar o café do museu, instalado na sala de jantar da mansão: móveis Louis VX, tapeçarias antigas e pinturas nas paredes e no teto. Aberto para o almoço e para o chá da tarde.

Bem perto do Jacquemart André fica o Parc Monceau, leia nosso artigo sobre ele e complete o dia visitando-o.

Museu Jacquemart-André: 158 boulevard Haussmann, 75008.  Metrô linhas 9 ou 13, estações Saint-Augustin, Miromesnil ou Saint-Philippe du Roule. Aberto todos os dias (inclusive finais de semana e feriados de 10h às 18h; segundas até 20:30). Ingresso: 13 €, clique aqui para comprar. A exposição Rembrandt intime fica em cartaz até o dia 23 de janeiro de 2016.

Veja outras dicas de eventos culturais em Paris para o resto de 2017:

 

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.