Em princípio não pensaríamos em Paris – clássica, elegante, serena – como um importante centro mundial de street art – manifestação urbana, caótica e contestadora. Esse papel parece encaixar melhor em cidades mais “ásperas” como São Paulo, Nova York ou Berlim. No entanto, Paris é sim referência no mundo da street art e muitos artistas estrangeiros vêm à cidade deixar aqui a sua contribuição.

Street Art, Rafael

O street artist brasileiro Rafael Suriani, que mora em Paris, em ação.

Além de ter obras espalhadas por quase toda a sua extensão – principalmente nos arrondissements mais afastados e populares (clique aqui e conheça o tour de street art do Meia Noite em Paris) – e das obras “secretas” feitas nos seus subterrâneos e em estações abandonadas do metrô (leia aqui e aqui), Paris ganhará o seu primeiro museu de street art em outubro.

IMG_6096

A escola/museu 42 e uma das obras.

O museu fica na progressista e inovadora escola de informática “42”, situada no 17° arrondissement de Paris. Mais do que um espaço isolado, controlado e dedicado exclusivamente às obras, o “museu” é a própria escola, pela qual se espalham cerca de 150 obras de 50 diferentes artistas nos seus 4.000 m².

IMG_6085

A escola/museu 42 e uma das obras.

Entre os artistas estão famosos como Banksy, C215, OBEY, Futura 2000, Invader, JR, entre outros. Veja a lista completa aqui.

Muitos dizem que a street art pertence única e exclusicamente às ruas e que, retirada desse contexto urbano, ela perde seu sentido e sua força. Não há como negar que muito de seu impacto vem dessa inserção urbana mas as qualidades estéticas, artísticas e mesmo questionadoras (quando existem, pois nem toda arte urbana tem obrigatoriamente esse lado) da street art continuam existindo mesmo quando ela está dentro de um museu.

O museu abre ao público no dia 1° de outubro (dia da Nuit Blanche) e funcionará às terças de 19:00 as 21:00 e aos sábados de 11:00 as 15:00, sempre em visita guiada onde será possível saber mais sobre as obras e os artistas. Entrada gratuita.

Art 42 – Museu de Arte Urbana: 96 boulevard Bessières, 75017. Metrô Porte de Clichy, linha 13.