Um passeio pela Alsácia inclui obrigatoriamente o Museu de Cristais Saint Louis,  construído para expor a belíssima coleção dos cristais Saint Louis, empresa que hoje pertence ao grupo Hermès. Uma visita cheia de contrastes e que nos oferece várias surpresas.

Quando pensamos em Museu de Cristais Saint Louis para expor os maravilhosos cristais de uma das mais tradicionais marcas francesas e que, além do mais, hoje pertence à Hermès, imaginamos uma construção elegante e refinada.

La Grande Place, Museu Cristal Saint Louis

Museu de Cristais Saint Louis

Ao chegarmos no local nos deparamos com o muro sem charme da usina Saint Louis. O único indício é uma pequena placa indicando “museu”…

Musée Saint Louis, lustre de cristal da entrada

Museu de Cristais Saint Louis, lustre de cristal da entrada

Empurramos a porta da entrada e nos encontramos dentro do espaço de fabricação dos cristais, um pé direito altíssimo, piso bruto, grandes portas que escondem os fornos de fusão… Nossas dúvidas quanto à pertinência do endereço desapareceram quando descobrimos, neste ambiente industrial, um deslumbrante e imenso lustre de cristal pesando mais de 800 quilos que flutuava no espaço. Foi neste instante que começamos a compreender a proposta museal. Foi aí que entendemos que não se tratava de um pequeno museu do interior da França mas de um grande projeto arquitetural que se oculta e deixa em valor somente o brilho dos cristais Saint Louis.

Musée Cristal Saint Louis

Museu de Cristais Saint Louis

Poderia descrever o museu como uma grande caixa simples e translúcida : uma rampa que sobe em zig zag em torno de um grande espaço vazio no centro e formando um quadrado. Externamente este quadrado é fechado por cortinas de plástico translúcido. No interior deste quadrado, que possui a altura de 4 andares, estantes de madeira expõem o acervo Saint Louis.

Cristal Saint Louis, museu na Alsácia

Museu de Cristais Saint Louis

Os arquitetos que assinam este projeto, quando visitaram a usina pela primeira vez, encontraram este espaço vazio. Ele guardava uma lembrança histórica, os antigos fornos da primeira usina Saint Louis. Imediatamente eles decidiram instalar o museu aí e integrá-lo à história da marca. Os arquitetos jogaram a carta da sobriedade para criarem um contraste abrupto entre a leveza, a luz, as cores, o requinte do cristal e o ambiente sombrio e pesado dos fornos de fusão.

Print Scren vídeo de Arte, mostra a parte central do museu com as cavernas dos antigos fornos

Print Scren vídeo de Arte, mostra a parte central do museu com as cavernas dos antigos fornos

Um espaço neutro cuja única função é mostrar o acervo e deixar cálices, garrafas e candelabros – tudo o que foi produzido por Saint Louis desde o século 18 – captarem toda a atenção. Os visitantes sobem uma rampa de um local bruto e industrial que contrasta maravilhosamente com a delicadeza das peças exibidas nas estantes de madeira. Dentro das estantes, que seguem o trajeto da rampa, os cristais brilham de todos os fogos: são 200 peças que exibem o azul opalino, o verde da malaquita, o vermelho do rubi e a pureza do transparente.

Lustres suspensos no centro do museu

Museu de Cristais Saint Louis

O espetáculo se torna grandioso quando chegamos no topo diante dos cinco lustres suspensos no vazio, compostos com milhares de luzes.

Presse papiers, Musée Cristal Saint Louis

Museu de Cristais Saint Louis

Não deixem de admirar os presse papiers um dos produtos mais famosos da Saint Louis. Trata-se de uma técnica inventada pelos romanos e retomada no Renascimento pelos mestres vidreiros de Murano, na Itália. Em 1845, Saint Louis ressuscita a técnica chamada millefiori e cria a moda dos presse papiers que durará anos. A técnica será esquecida mais uma vez e são os colecionadores internacionais que relançam a produção destas oníricas bolas que encerram jardins, flores, borboletas, buquês, pássaros. Desde 1970, Saint Louis produz, todos os anos, novos modelos em série limitada, numerados, millésimés e com certificados de origem.

Museu Cristal Saint Louis, lustre suspenso dento do museu

Museu de Cristal Saint Louis, lustre suspenso dento do museu

Os lustres Saint Louis também são famosos e atraem encomendas do mundo inteiro. O lustre que se encontra logo na entrada é a réplica de um modelo encomendado pelo rei do Nepal em 1893. Hoje hotéis palácios, restaurantes trendy, lojas de moda, belas mansões, todos encomendam seus lustres Saint Louis.

Na final do percurso caímos na loja do museu onde encontramos os últimos modelos da marca.

Museu Cristal Saint Louis, na Alsácia

Museu de Cristal Saint Louis

Endereço do museu: La Grande Place – Musée du Cristal Saint Louis, rue Coëtlosquet, 57620 Saint-Louis-lès-Bitche.

Endereço da loja Saint Louis em Paris: 13 rue Royale, 75008.

Aberto, todos os dias menos nas terças, das 10h até 18h. Fechado dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Clique aqui e leia todos os nossos artigos sobre a região da Alsácia.

Como chegar em Saint-Louis-lès-Bitche

Saindo de Paris a melhor forma é ir até Strasbourg e de lá pegar carro ou ônibus local. De Paris até Strasbourg temos quatro opções: de ônibus, de carro, de trem TGV ou de avião.

. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg, a cidade grande mais próxima. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.

. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

. De carro. Com duração média de 4h30 de viagem, passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

. De ônibus. Esta é a opção mais barata, com preços em torno de 19 euros, dependendo da época da viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy e o tempo de trajeto é de 06:30. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).


MinhaViagemParis1No site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.