Ao visitar o castelo de Versailles não deixe de conhecer também a sua galeria de carruagens.

O Castelo de Versailles possui uma das mais importantes coleções de carruagens da Europa, aqui chamadas de carrosses.

Galeria de Carruagens do Castelo de Versailles

Galeria de Carruagens do Castelo de Versailles

A carruagem é um símbolo importante do poder, como prova, a rainha da Inglaterra, até hoje, se mostra ao público através das pequenas janelas da sua carrosse.

Galerie des Carrosses

Galerie des Carrosses

Desde Louis 14, a carruagem é o instrumento da autoridade que se mostra, que se locomove. Símbolo tão forte que durante a revolução francesa, os revolucionários destruíram a carrosse real como se estivessem destruindo a monarquia.

A partir de maio 2016, o público tem acesso á maravilhosa coleção de carruagens de Versailles. Elas foram inteiramente restauradas graças ao mecenato da Fundação Michelin.

Carruagem de Carlos X

Carruagem de Carlos X

A mais bonita e a mais imponente é a Carrosse de Charles 10, a maior da Europa. Ela possui uma decoração em bronze extraordinária e foi utilizada somente três vezes.

As carruagens não serviam para viajar, somente para exibir o rei. Elas eram puxadas com grande pompa por oito cavalos e era este conjunto – carrosse+cavalos – que davam força ao símbolo.

Galerie de Carrosses de Versailles

Galerie de Carrosses de Versailles

A Galerie des Carrosses do Castelo de Versailles está situada no prédio que se chama Grande Écurie du Roi. A coleção possui 14 carruagens, 6 trenós antigos e centenas de selas e ornamentos para cavalos.

As carruagens de Versailles são verdadeiros chefs-d’œuvre de arte total e mostram um luxo ostentatório, ornamentos de ouro e esculturas e foram realizadas na época pelos melhores artesãos da corte francesa.

Carruagem Carlos X

Carruagem Carlos X

A Galerie des Carrosses está sendo chamada de Salão do Automóvel dos séculos 18 e 19 com suas últimas novidades na área do conforto, da performance e da técnica.

Interior de uma carruagem

Interior de uma carruagem

Cada carruagem representa um momento da história da França: carrosse do casamento de Napoleão I, do enterro de Louis 18, da coroação de Carlos 10, pequenas carruagens dos filhos de Marie Antoinette e uma estranha coleção de trenós feitos durante o reino de Louis 15.

A coleção se encontra em duas galerias que representam 1000 m² e o projeto cenográfico respeita a bela arquitetura do castelo.

No mesmo lugar se encontra a Academia Equestre de Versailles, uma escola atípica, que associa arte equestre a outras disciplinas como esgrima, dança, canto e o tradicional Kyudo, arco e flecha japonês.

A Galerie des Carrosses é gratuita e acessível de terça até domingo. Horários: das 12h30 até 18h30 de abril a outubro e de 12h30 até 17h30 de novembro até março. No mapa interativo do castelo você localiza a Galerie des Carrosses (clique aqui).

Leia também: O que você precisa saber antes de visitar o Palácio de Versalhes


No site Minha Viagem Paris você encontra visitas guiadas ao Castelo de Versailles com guia conferencista brasileira. Clique aqui para saber mais.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris