Monumenta 2016 no Grand Palais
Monumenta é uma manifestação internacional criada em 2007 por iniciativa do Ministério da Educação e da Cultura da França. Vários artistas já foram convidados e aceitaram o desafio de ocupar o imenso Grand Palais: Anselm Kiefer, Richard Serra, Christian Boltanski, Anish Kapoor, Daniel Buren e Emilia e Ilya Kabakov. Este ano o artista da Monumenta é o chinês, naturalizado francês, Huang Yong Ping com uma obra chamada Empires.
Monumenta 2016
A obra nos cativa aos poucos. Logo após a entrada do museu nos encontramos diante de velhos e feios contêiners empilhados.
Monumenta 2016
Aos poucos vamos descobrindo novos ângulos, de repente encontramos pedaços do esqueleto da gigantesca serpente prateada e percebemos que ela se infiltra entre montanhas de containers.
Monumenta 2016
E no meio disto tudo um chapéu preto gigantesco.
Subimos até o primeiro andar para tentar ver o conjunto todo, descemos, vamos e voltamos e aos poucos nos deixamos subjugar pela obra. Fascinante. O artista conseguiu ocupar os 13.500m² do Grand Palais com uma proposta que reduz os visitantes à escala lilliputiana. O artista empilhou 305 contêiners, o esqueleto da serpente possui 254m e o chapéu pesa 4 toneladas.
Monumenta 2016
Empire (império) é uma forma de poder absoluto datando da antiguidade. A palavra já foi utilizada dentro do contexto militar e colonial. Hoje ela descreve as grandes empresas comerciais.
Chapéu: ele se chama bicorne e é o modelo usado por Napoleão na batalha de Eylau. O chapéu significa ambição e desejo de poder, um dos motores da evolução do mundo.
Serpente: este animal fascina e é associado a significações ambivalentes. A serpente pode significar tentação e proteção, remédio e veneno, ameaça e fecundidade. Nesta obra ela significa mutação, pois ela troca sua pele. Como sua boca aberta se encontra no mesmo eixo da sua cauda, ela simboliza também o ciclo infindo da criação e destruição de impérios.
Contêiners: eles representam a espinha dorsal da mundialização. E hoje, se tornaram também abrigos e casas em situação de urgência.
Monumenta 2016
A instalação desenha uma paisagem com colinas de contêiners que significam a globalização e a circulação da riqueza, o chapéu o eterno desejo de poder, e a serpente vem revelar o ciclo de vida e morte dos impérios, o ciclo da glória e da destruição, da expansão e da decadência.
Grand Palais: 3 avenue du Général Eisenhower, 75008 Paris. Até o dia 18 de junho.
Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
4 Comentários
Nads
Gente… Sou uma mulher, viajando sozinha por Londres e paris. E nos dois meses que passei nessas cidades encontrei os mesmos problemas praticamente em 90% dos dias.
Sou abordada o tempo todo por estranhos. Homens aleatórios na rua, trabalhadores do meu próprio hotel, seguranças de museus, homens no metrô, homens em restaurantes, garçons…
E não de um jeito educado, normal… Parece que sao pessoal com um RADAR para turistas mulheres desacompanhadas!!! Eles chegam pedindo telefone, querendo saber onde estou ficando, se podem ir ao meu hotel comigo, tentando tocar no meu corpo (!!!!!!!). É invasivo e abusivo DEMAIS!!!! E isso depois de terem me conhecido há cinco minutos no máximo.
Um homem no metrô de paris que a primeira vista até começou uma conversa normal e saudável, desceu na mesma estação que eu, me seguiu, e do nada disse que queria ir ao meu hotel e “fazer amor comigo”.
Outro dia estava sentada diante da pirânide do Louvre, esperando o por do sol, quando um cara se senta ao meu lado, começa a conversar e depois dr cinco minutos coloca a mao na minha coxa (detalhe, eu estava de vestido!).
A coisa piora, viu? Só não vou contar mais para não ficar muito pesado.
Essas coisas estao me fazendo repensar a ideia de viajar sozinha, algo que eu sempre defendi com unhas e dentes.
E, triste, triste… Hoje cedo procurei alguma coisa sobre o assunto na internet e não achei nada!!! :(((
Vocês têm algum post no blog sobre isso? O que achariam de fazer um, caso ainda não tenham?
Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog!
Rodrigo Lavalle
Nads, sentimos muito pelo ocorrido. Temos alguns relatos de leitoras que viajaram sozinhas para Paris: https://www.conexaoparis.com.br/2012/09/23/sozinha-em-paris e https://www.conexaoparis.com.br/2010/08/31/paris-sozinha-hostel-st-christophers-inn.
Nesse artigo damos dicas de segurança: https://www.conexaoparis.com.br/2015/03/01/questoes-sobre-seguranca-em-paris.
Lucas
Há noticia de grève em Paris com afetação dos museus e principais atrações de Paris? O Palacio de Versalhes contém nota de que sua abertura amanhã será atrasada em razão de aviso de greve.
Grato antecipadamente por sua atenção.
Rodrigo Lavalle
Lucas, a greve é no transporte ferroviário mas isso pode afetar o funcionamento de museus e monumentos em virtude do deslocamento dos funcionários. Leia nosso artigo publicado hoje: https://www.conexaoparis.com.br/2016/05/17/greve-transportes-dias-18-e-19-de-maio.