Discutimos com Priscila Lima Matos, responsável pelo marketing da Farmácia Basire, sobre a “parisiense”. A mulher parisiense é um mito e um símbolo internacional de charme e elegância. Como a Basire está situada em um dos bairros mais tradicionais e elegantes de Paris, a minha indagação foi a seguinte: se no contato diário com as clientes ela teria reconhecido a famosa “parisiense”?

Regularmente a mídia francesa ataca este tema através de variáveis diversas. Já lemos artigos divertidos e dubitativos mostrando que diante da diversidade da sociedade francesa, a parisiense típica é puro marketing. Lemos também artigos que levam a sério uma parisiense definida por critérios bem precisos sem necessariamente passar pela variável classe social. O que leva a pensar na existência de um modelo que seria seguido por mulheres dos diversos extratos da sociedade.

Vimos durante estes 30 anos de mergulho na sociedade francesa dois movimentos opostos: a permanência de modos de vida ao lado de mudanças radicais. Dentro deste contexto a parisiense guardou certas características e introduziu novas comportamentos.

Poderíamos dizer que a parisiense manteve, das gerações passados, um cuidado especial com o cabelo e a pele.  Mas cuidados sem os exageros de múltiplas cirurgias estéticas. As rugas são respeitadas. O importante é ter uma pele muito bem tratada, sem descartar o uso de técnicas leves de rejuvenescimento. O cabelo é solto, displicente, um arrumado/desarrumado perfeitamente dominado.

Manteve do passado um certo desdém pela aparência over, maquiagem em excesso, escova em excesso, jóias em excesso. Ela nunca estará perfeitamente vestida e excessivamente bem maquiada e penteada. Ela privilegia o simples e o elegante. Um único detalhe chamará a atenção, seja um scarpin, uma jóia, um foulard, um cinto ou uma bolsa. Aliás a bolsa não será nunca um modelo e/ou uma marca evidente.

Ao contrário das gerações passadas, para a parisiense profissão e família estão no mesmo patamar de prioridade. As mudanças tecnológicas facilitaram a coexistência das duas variáveis. E, detalhe divertido, a parisiense participa da mania de unhas perfeitamente manicuradas. Há trinta anos, esmalte não fazia parte das suas preocupações estéticas.

Pensamos em entrevistar algumas parisienses e decidimos escolher mulheres normais, clientes da farmácia. As respostas confirmam nossas impressões acima. Como ilustração publicamos duas respostas.

Valérie

Valérie Ziegler

Valérie Ziegler, 52 anos, divorciada.

. Qual é a mais bela definição de beleza? Uma mulher bonita, deixando de lado os critérios puramente estéticos, é uma mulher que possui uma identidade visual própria, que tem charme, que é feliz e sorridente e que é, o mais importante, natural.

. Qual é o seu ritual de tratamento com a pele e ritual de beleza? Uma vez por semana faço uma esfoliação do corpo e do rosto e uma máscara. No cotidiano eu hidrato muito rosto e corpo, minha pele é muito seca. Quanto a ritual de beleza, eu me maquio ligeiramente com pó compacto, rímel e gloss nude.

. Quais são os produtos cosméticos indispensáveis? Um bom creme de limpeza da Avene, em seguida água micelar da marca Caudalie para os olhos, creme hidratante Liftissime de Lierac para o rosto e o maravilhoso óleo Nuxe para o corpo.

. Uma astúcia beleza pessoal? Dormir bem, beber muita água e nunca deitar sem retirar a maquiagem e limpar a pele.

. Um segredo de beleza transmitido por sua mãe ou avó? Beber um chá com água morna e suco de limão antes do café da manhã. E ao acordar, lavar o rosto com água bem gelada.

. Você usa as novas técnicas de luta contra o envelhecimento, como botox, ácido hialurônico, laser? Sim, eu faço tratamentos com injeções de ácido hialurônico. Algumas semanas mais tarde sinto a pele mais saudável e os amigos me perguntam se estava de férias.

. Você segue um regime alimentar particular? Eu tenho uma alimentação equilibrada baseada em legumes, frutas e uma vez por semana peixe e carne.

. Você pratica um esporte? Não, mas eu caminho muito, todos os dias.

. Qual é seu estilo no cotidiano? Quando não trabalho, jeans ou calça slim, veste, suéter com gola V, escarpin ou bota de cano curto.

. Qual mulher encarna o ideal de beleza? Sophie Marceau.

Valérie

Valérie Schoen

Valérie Schoen, 49 anos, casada.

. Qual é a mais bela definição de beleza? A beleza é a harmonia do acaso e do bem – Simone Weill.

. Qual o seu ritual de tratamento e ritual de beleza? Eu limpo minha pele duas vezes por dia. De manhã eu passo um leite de limpeza da marca Dermalogica e alguns dias por semana eu utilizo uma escova macia para massagear a pele. Eu enxaguo com água bem fria. Em torno dos olhos eu passo o creme Contours des Yeux Abeille da Guerlain; no rosto um sérum Bioptic da Ericson e o Crème du Jour da Clarins. Durante a semana eu troco este último creme pelo Crème Liftant Henri Chenot. À noite, creme de limpeza da Guerlain, sérum nuit Henri Chenot e, por cima, Crème Nuit da Clarins. Quanto aos protetores solares, utilizo essencialmente a marca Avène para mim e para meus filhos. Eles são perfeitos tanto no mar como na montanha. E adoro a Biafine, que utilizo em pequenas queimaduras ou irritações da pele. Compro sempre os shampoings da marca Klorane, sabonetes Roger et Gallet e Roger Cavaillès, uma tradição familiar, deodorante Keops da Roc e protetor labial Bio Beauté da Nuxe.

. Quais são os produtos cosméticos indispensáveis? O creme de limpeza e o hidratante.

. Qual sua astúcia beleza pessoal? Uma pele bem tratada, uma maquiagem natural. Os dois iluminam o rosto.

. Um segredo de beleza transmitido pela sua mãe ou sua avó? Água gelada. Todos os dias enxaguar o rosto com água gelada.

. Você utiliza as novas técnicas contra o envelhecimento da pele? Eu faço tratamento com o aparelho LPG. Para quem não conhece este aparelho ele estimula as células, reativa a produção de colágeno, ácido hialurônico e elastina.

. Você segue um regime alimentar particular? Não, mas sou atenta ao peso.

. Você pratica esporte? Sim. Quase todos.

. Qual seu estilo na vida cotidiana? Posso dizer que eu sei como valorizar minha imagem, quando o desejo, e sei passar despercebida. Meu estilo varia de acordo com a situação.

. Qual a mulher francesa que encarna o ideal de beleza? Sophie Marceau.

Sophie Marceau, 50 anos

Sophie Marceau, 50 anos

Nós indicamos a Farmácia Basire para você comprar seus cosméticos. Clique aqui.

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.