No dia 02 de maio, o governo francês proibiu a produção de foie gras até o meio de agosto. Na verdade os patos e gansos não poderão nem mesmo ser abatidos. A medida polêmica não tem a ver com os protestos das sociedades protetores dos animais e sim com a gripe aviária.

Gansos em uma fazenda de foie gras (foto: TAYLOR149 no Flickr)

Gansos em uma fazenda de foie gras (foto: TAYLOR149 no Flickr)

Uma versão poderosa do vírus H5N1 foi encontrada em um frango na região da Dordogne em novembro passado e pôs o governo em alerta. O vírus é super letal para as aves e infecta humanos que entrarem em contato direto com os animais.

Foie gras

Foie gras

A França é o país que mais produz foie gras, sendo responsável por 75% do total mundial. O prejuízo dos criadores de patos e gansos (que serão indenizados pelo governo) pode chegar a 270 milhões de euros. Além deles, serão afetados também os cerca de 4.000 trabalhadores temporários que a atividade emprega a cada temporada.

Para os que apreciam a iguaria a notícia também é ruim. Com menos 9 milhões de patos no mercado para o ano de 2016 (somente ¼ da quantidade total de foie gras habitualmente disponível) os preços irão disparar e podem atingir níveis estratosféricos principalmente na época das festas de fim de ano, quando o foie gras é mais consumido.


MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.