Aqui está um exercício comparativo rápido entre duas das principais cidades européias: Londres e Paris.

The British Museum. Anthony Jaumeaud no Flickr

The British Museum. Anthony Jaumeaud no Flickr

  • Londres: os museus são gratuitos. Iniciativa fabulosa e que obriga uma caça às doações. Durante todo o percurso de visita aos museus somos convidados a dar contribuições estipuladas entre 2 e 8 libras.
  • Paris: os principais museus não são gratuitos. Alguns oferecem entrada livre somente nos primeiros domingos de cada mês (leia aqui).
London Eye, gmacfadyen no Flickr

London Eye, gmacfadyen no Flickr

  •  Londres: a roda deixou de ser gigante e se tornou o monumento London Eye com cabines imensas, limpas – tanto os vidros quanto o chão – que nos proporcionam realmente uma experiência confortável e bonita.
  • Paris: a roda gigante é menor, desmontável e itinerante e, de acordo com os netos, com cabines pequenas, claustrofóbicas e vidros sujos que impedem fotos corretas.
Londres, ocupação do solo mais livre que em Paris

Londres, ocupação do solo mais livre que em Paris

  •  Londres: cidade dinâmica, livre e caótica. Ao lado de monumentos históricos, surgem imensas torres. Algumas belas outras de um gosto duvidoso.
  • Paris: cidade controlada, uns diriam mumificada, outros preservada. O centro histórico de Paris está protegido e a construção de torres proibida.
Londres. Alessandro Grussu no Flickr

Londres. Alessandro Grussu no Flickr

  • Londres: grande, 15 vezes maior que Paris intra muros, com uma superfície de 1.572 km² e 8.600.000 habitantes.
  • Paris: pequena, com superfície de 105.4 km² e 2.265.886 habitantes. Paris deve ser conhecida a pé. Inúmeros foram os escritores que nos deixaram textos sobre os flâneurs de Paris. Nosso guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’ apresenta 5 circuitos a serem feitos a pé passando pelas principais regiões de Paris, clique aqui para saber mais.
Natural History Museum. Kathryn Yengel no Flickr

Natural History Museum. Kathryn Yengel no Flickr

  • Londres: os museus são excelentes e seus acervos entre os melhores do mundo. Mas percorrendo Museu de História Natural de Londres, senti falta da preocupação estética à la francesa.
  • Paris: Seus museus dedicados à História Natural, além de se preocuparem com o aspecto pedagógico, se distinguem pelos decors teatrais que tornam a visita mais interessante. Leia sobre eles aqui.
London Cab, LensesDrilling no Flickr

London Cab, LensesDrilling no Flickr

  • Londres: a guerra táxis tradicionais/Uber é similar a de Paris. Mas a comparação entre choferes de táxi tradicionais ingleses e franceses merece ser feita. Os ingleses são extremamente gentis e pacientes com turistas que não falam inglês e se sentem inseguros. Em Londres prefiro os antigos cabs.
  • Paris: os choferes de táxi tradicionais são odiosos, sujos, mal educados. Os parisienses se vingam adotando Uber sem complexos. Em Paris sou Uber
The Queen's Guard. Steve Evans no Flickr

The Queen’s Guard. Steve Evans no Flickr

  • Londres: a principal diferença, do outro lado do Canal eles têm uma rainha!
  • Paris: do lado de cá ela foi decapitada.

Leia nossos outros artigos sobre Londres, clique aqui.

Como ir de Paris até Londres

. De avião. A viagem de avião dura 1h20. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

. De trem. O trajeto pode variar de alguns minutos dependendo do trem que você escolher, mas a viagem dura em torno de 2h30. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.

. De carro. A viagem de carro dura em torno de 5h30 e é possível estacionar o carro dentro do Eurostar, verifique apenas os valores e disponibilidades de data e hora. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

. De ônibus. Esta é a opção mais barata e também a mais longa, com 9 horas de trajeto. Consulte valores e horários, e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).