Pensando nas diferenças culturais entre os nossos dois países, achamos interessante fazer uma pesquisa comparativa sobre a relação das brasileiras e das francesas com a questão do envelhecimento.

Os primeiros dados que encontramos foi da ISAPS -International Society of Aesthetic Plastic Surgery – em pesquisa intitulada International Study on Aesthetic/Cosmetic Procedures Performed in 2014.

Analisando dados de mais de 1000 cirurgiões, ISAPS estabeleceu a lista dos oito países que mais usam procedimentos de combate ao envelhecimento: Estados Unidos, Brasil, Japão, Coréia do Sul, Alemanha, México, Colômbia e França.

Para as cirurgias plásticas do rosto, o Brasil ocupa o primeiro lugar, 11.9%, seguido pelos Estados Unidos, 10.4%, com pequena diferença entre os dois. A França ocupa a sétima posição, 2.0%, bem distante dos dois primeiros colocados.

Para a cirurgia do seio, as americanas estão diante de todas as outras nacionalidades, 21.2%. As brasileiras ocupam o segundo, 14.3%, e as francesas ocupam o quinto lugar, 3.1%.

Para as intervenções no corpo, brasileiras e americanas estão no mesmo nível : 16.9% para o Brasil e 16.8% para os Estados Unidos. As francesas estão classificadas em sexto lugar, 2.3%.

No total de todos os procedimentos cirurgicais, americanas e brasileiras estão no topo da lista: 15.4% para as primeiras e 13.9% para as segundas. As francesas ficam em último lugar com apenas 2.4%.

Se olhamos os procedimentos não cirurgicais, e aí temos os procedimentos injetáveis como botox, ácido hyaluronic, ácido poly-L-lactic e procedimentos de rejuvenescimento facial como peeling, laser, microdermabrasion, as americanas estão disparadas na frente, 24.4%. As brasileiras e francesas estão em terceiro e sétimo lugares: 6.8% 
para o Brasil e 1.7% para a França.

Americanas e brasileiras estão muito mais preocupadas com o envelhecimento do que as francesas. Sem dúvida alguma esta é uma grande diferença cultural entre a América e a Europa. O resultado não quer dizer que a mulher francesa não se cuide. Ao contrário, ela se cuida muito e a pesquisa acabou de provar que a França faz parte dos principais países onde as técnicas contra o envelhecimento são utilizadas pela população. Mas a francesa se cuida de outra forma.

Como vivo aqui há anos, os números simplesmente ilustram o que vejo e observo. A francesa faz uso intenso de cremes, limpezas de pele, protetor solar. Conheço poucas que ousam ultrapassar este limite. Ela se preocupa também em manter o corpo saudável. Todas minhas amigas e conhecidas praticam o ano todo esportes diversos e fazem parte de clubes de randonnée (clubes de caminhada) e clubes de marche nordique.

Nos perguntamos se brasileiras e francesas usam os mesmos cremes para a pele. Se os dermatologistas brasileiros e franceses indicam as mesmas marcas ou não. Consultamos a Farmácia Basire e descobrimos que existe uma grande diferença entre os dois países na compra de cosméticos anti-idade,

Alguns dos cosméticos e dermo-cosméticos anti-idade mais utilizados pelas brasileiras e/ou mais aconselhados pelos dermatologistas brasileiros são da Avène (Eluage Emulsion, Eluage Concentré Antirides, Eluage Contour des Yeux, Ysthéal Emulsion Antirides e Ysthéal Contour Yeux et Lèvres); da La Roche-Posay (Redermic, Redermic Yeux, Substiane, Substiane Yeux) e da Vichy (Idéalia Life Sérum, Idéalia Yeux, Liftactiv Sérum 10 Visage, Liftactiv Sérum 10 Yeux & Cils).

Alguns dos cosméticos e dermo-cosméticos anti-idade mais utilizados pelas francesas e/ou mais aconselhados pelos dermatologistas franceses são: Caudalie (Polyphenol C15 Crème Anti-Rides Protectrice FPS20, Polyphenol C15 Crème Yeux & Lèvres Anti-Rides, Polyphenol C15 Sérum Défense Anti-Rides Anti-Oxydant, Premier Cru La Crème, Premier Cru La Crème Yeux, Resvératrol Lift Sérum Fermeté au Resvératrol, Resvératrol Lift Fluide Liftant Redensifiant FPS20, Resvératrol Lift Crème Tisane de Nuit); SkinCeuticals (A.G.E. Interrupter, C E Ferulic, Hydrating B5, Phloretin CF); SVR (Densitium Crème, Densitium Contour des Yeux).

A funcionária responsável pelo setor de cosméticos e dermo-cosméticos da farmácia, que trabalha na Basire há mais de 20 anos, nos informou que as francesas compram cremes e produtos de beleza orientadas, em primeiro lugar, pelas revistas femininas e, em segundo lugar, pelos dermatologistas.

As brasileiras, no geral, são mais fiéis às prescrições de seus dermatologistas mas estão abertas aos conselhos e indicações das consultoras.

Conforme dados do Euromonitor de 2014, o Brasil ocupa a terceira posição e a França a sétima posição em relação ao mercado mundial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Nós indicamos para nossas leitoras e leitores a Farmácia Basire. Além de ter preços atrativos, a farmácia Basire oferece 15% de desconto para brasileiros em cosméticos e dermocosméticos (com exceção aos produtos já em promoção, medicamentos e complementos alimentares). E mais: oferece 13% détaxe (em geral, este valor é 12%) para as compras acima de 175,01€. Ou seja, somando ambos, são 28% de redução. Clique aqui para conhecer melhor esta farmácia.

Pharmacie Basire
118 bis avenue Victor Hugo | 75116.
Metrô: Victor Hugo (linha 2)

Para ver a pesquisa da ISAPS clique aqui.