Da calçada, vemos somente a antiga fachada esculpida por Rodin em 1869.

Fachada Fondation Pathé

Fachada Fondation Pathé

Se atravessarmos a rua percebemos, entre os dois prédios laterais, a ponta do famoso « casulo » de vidro, obra de Renzo Piano.

Fondation Pathé

Fondation Pathé

Para quem não o conhece ainda, o italiano Renzo Piano é considerado um dos maiores arquitetos conteporâneos. Em Paris, devemos a ele treze projetos, entre eles o Centre Pompidou.

Seu casulo de vidro de seis andares está instalado atrás da fachada histórica deste prédio da avenida Gobelins.

O que é a Fondation Jérôme Seydoux Pathé ?

No final do século 19 e início do século 20, a firma francesa Pathé se tornou o primeiro império cinematográfico mundial.

Hoje, dirigida por Jérôme Seydoux, Pathé desenvolve produção de filmes, distribuição, compra de direitos e exploração de salas de cinema. Gaumont Pathé domina o mercado francês e europeu.

Vale a pena conhecer a Fondation? Se você gosta de filmes vintages, de cinema mudo, de antigos aparelhos fotográficos e de arquitetura, corra conhecer este endereço único em Paris.

Último andar da Fondation Pathé. Foto Michel Denancé

Último andar da Fondation Pathé. Foto Michel Denancé

Antes de mais nada, se seu objetivo central é conhecer o prédio de Renzo Piano, anote : a vista de todos andares, incluindo o último, logo abaixo do teto de vidro, tem que ser programada. Ela acontece aos sábados, as 17h de abril a setembro e as 12h a partir de 26 de setembro até final de março. Os lugares são limitados e o interessado deve se inscrever via email : accueil@fondationpathe.com. Indique seu nome, endereço, o sábado desejado. Em seguida, você receberá um email de confirmação. Tempo de visita : uma hora. Tarifa : 6 euros.

O casulo visto do jardim

O casulo visto do jardim

Senão, a visita normal consiste percorrer o térreo e seu jardim de onde temos uma idéia do casulo entre dois prédios.

Fondation Pathé

Fondation Pathé

Em seguida visitamos as salas de exposição de parte da coleção de câmaras fotográficas antigas – 150 aparelhos expostos – e de affiches vintages. Tablettes numéricas contam a história de algumas câmaras.

Sala de projeção de filmes mudos

Sala de projeção de filmes mudos

E assistimos a projeção de filmes mudos na sala Charles Pathé. A programação atual apresenta filmes feitos entre 1917 e 1923 em torno de Buster Keaton, ator e diretor, grande mestre do rítmo e do espaço. Para consultar a programação de filmes mudos clique aqui.

Vista do alto da Fondation Pathé

Vista do alto da Fondation Pathé

A foto que se encontra na entrada da Fondation permite entender a inserção do casulo no interior de uma quadra de imóveis antigos. O projeto de Renzo Piano é surpreendente e maravilhoso. Ele guardou intacta a fachada assinada Rodin e construiu um espaço luminoso.

4724690.jpg-r_x_600-f_jpg-q_x-xxyxx

Para completar o programa, atravesse a avenida des Gobelins e assista um filme vintage no cinema Fauvettes, situado quase na frente da Fondation. Fauvettes é também um projeto arquitetônico importante e pertence à Pathé Gaumont. Trata-se de um club de filmes vintages e atualmente o programa oferece, entre outras opções, uma restrospectiva Tarantino.

Fondation Pathé, 73, avenue des Gobelins 75013 Paris.

Fauvettes, 58 avenue des Gobelins 75013 Paris

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris