No Brasil, quando vamos a um restaurante e acabamos não comendo tudo o que foi pedido, é hábito solicitar ao garçon que embrulhe o que sobrou. Mesmo a desculpa oficial sendo a de “levar para o cachorro”, o pedido não causa constrangimento ao cliente e, muito menos, espanto ao garçom. O mesmo acontece nos EUA onde a nossa (pelo menos em Minas Gerais o nome é esse) “quentinha” é carinhosamente chamada de “doggy bag”.

Na França a situação é diferente. Todas as vezes que presenciei alguém pedindo ao garçon que embrulhasse a sobra, ele ficou surpreso. Não que o profissional tivesse achado o pedido uma gafe mas sim algo inusitado e inesperado. Talvez essa surpresa se deva ao fato dos pratos nos restaurantes franceses serem servidos de forma individual e com a quantidade bem calculada para o apetite de uma pessoa o que, na teoria, não geraria sobras…

nourriture_poubelle

Comida no lixo (foto: petrr no Flickr)

Porém as sobras acontecem. E muito. Por volta de 14% do total da comida jogada fora anualmente na França vêm dos restaurantes. Tal desperdício vem preocupando há muito o governo francês. No último dia 1° de janeiro, entrou em vigor a lei, votada em 2011, que obriga os restaurantes que servem mais de 180 refeições por dia a oferecer a “quentinha” aos seus clientes e não simplesmente esperar que eles a peçam.

IMG_5446

Tem que comer tudo!

Apesar dessa medida ser focada no desperdício nos restaurantes, ele ocorre em toda a cadeia do alimento, desde a sua produção, passando pela distribuição (supermercados), pelos restaurantes e chegando às residências – local onde mais se joga comida fora (cerca de 73% do total).

Por ano, cada francês desperdiça entre 20 e 30 kilos de comida: 35% dessa quantidade em produtos ainda fechados e 65% em frutas e legumes “passados”, restos de comida pronta e alimentos não consumidos. Campanhas e aplicativos para smartphone tentam conscientizar e ajudar as pessoas a não jogar comida fora. Veja aqui uma cartilha com algumas dicas e aqui como funciona o app. Como dizem meus pais: jogar comida fora é pecado.


doggy bagAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.