Vista da cidade a partir do Museu Château d'Annecy

Vista da cidade a partir do Museu Château d’Annecy

Por Jeannie Miyazawae

O Conexão Paris publicou uma matéria sobre Annecy que me ajudou muito. Estava em Lyon e, de lá, desejava visitar esta cidade. Segui as dicas de vocês e gostaria de acrescentar um detalhe na visita ao Museu Château d’Annecy.

Esqueleto da sereia

Esqueleto da sereia

Trata-se do  esqueleto da “Sirènne d’Annecy” que me impressionou muito. O esqueleto, encontrado na região em 1947, mostra um ser metade homem, metade peixe. Li rapidamente o texto do museu que explica o seguinte: “o hydropithèque, termo grego que significa macaco da água, pertence à uma espécie que viveu há 18 milhões de anos. Estas criaturas, parecidas com as sereias da mitologia, habitaram a região de Annecy. Foi o padre Jean Fontana, que descobriu este fóssil em 1947.”

Mas, lendo o texto todo, vi que estava diante de uma obra de arte. Após várias explicações pseudo científicas sobre a sereia de Annecy, o texto do museu revela a verdade: “diante deste mistério, nossa primeira reação é pensar que as sereias existiram. Diante desta mise en scène do museu, a dúvida se instala. Será que o visitante cairá na armadilha? Quem é enganado? O museu que expõe estas « bobagens » ou o visitante?”

Na realidade, o visitante se encontra não diante de um fóssil mas de uma instalação do fotógrafo espanhol Joan de Fontcuberta que trabalha a ambiguidade e o questionamento. Com esta obra o artista nos convida a sermos desconfiados e a conservar o espírito crítico face às imagens, mesmo que eles estejam expostas em um lugar tão sério quanto um museu.

Annecy

Annecy

Minha visita a Annecy foi um bate e volta no mesmo dia. A partir de Lyon peguei o trem das 9h e duas horas mais tarde estava em Annecy.

Annecy, Palais de l'Isle

Annecy, Palais de l’Isle

Segui o roteiro de vocês calmamente e depois almocei em um restaurante na margem direita do Palais de l’Isle.

Mexilhões de Annecy

Mexilhões de Annecy

Visitei o Museu todo, o acervo e as exposições temporárias, caminhei até o lago, admirei a paisagem um bom momento em um dos bancos às margens do lago e retornei pelo trem das 17h.

Algumas explicações sobre o Museu Château d’Annecy: o castelo é a antiga residência dos condes de Genebra e duques de Genevois-Nemours. Os condes de Genebra moraram neste castelo do século 13 até o século 17. Abandonado como residência, ele é utilizado como caserne militar até 1947.

Em 1953 a cidade de Annecy comprou o imóvel. A partir desta data ele é um museu dedicado ao patrimônio regional, à arqueologia lacustre, à escultura medieval e à arte contemporânea.

Aberto de 01/01 até 31/12/2015, todos os dias. De 1 outubro até 31 maio: todos os dias – menos nas terças – das 10h/12h e das 14h/17h. De 1 junho até 30 setembro, todos os dias das 10.30h até 18h. Fechado aos domingos, segunda de Páscoa, 1 de maio, 1 de novembro, 11 de novembro, 25 dezembro e 1 de janeiro.

Leia o artigo do Conexão Paris sobre uma visita à cidade de Annecy com dicas de hospedagem e como chegar (clique aqui).

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris