Fonte Saint Michel. a href="https://www.flickr.com/photos/wallyg/1387656448/in/photolist-37C6Vb-oBca5H-f4ubPF-4x6ozV-jjULTB-8YCDyx-8kLwBm-d4AP33-dN6Vff-puR6v5-dpEW7s-rYqps2-pBcJoM-8z4a4a-7BTUDu-3dBfaC-LvKPB-nxCeud-CgxEd-dMW3fq-c2a7Xu-5kPvi9-6iW6rM-382L8Q-7K32mK-4dB4oS-gwVTnQ-2b8cPT-6iW6U8-pw7DXs-6j1fuG-cNL2AA-abXaRG-4Wah7N-3pNcp4-5vKC3s-cKXm1J-hYyB6C-aWmHhK-6ZPQFL-3dwMax-7Goa8j-CufnQ-4W16u8-i5xUN-dZ7XpW-advMMM-jPYaYd-5B6oRo-55aVq1">Wally Gobetz no Flickr

Fonte Saint Michel. Wally Gobetz no Flikr

Veja nossa lista das mais bonitas fontes de Paris. Verdadeiras obras de arte, elas fazem parte dos principais monumentos da cidade.

Fontaine Saint Michel, situada no Quartier Latin, na praça Saint Michel, no cruzamento entre boulevard Saint Michel e rue Danton. Esta fonte faz parte do projeto de “aeração” previsto por Haussmann na época de Napoleão III. Nós temos um belo artigo sobre a história desta fonte (leia aqui).

fonte-piramide-louvre

Fontaine de la Piramide du Louvre. Stephen Carlile no Flickr

Os planos de água que enquadram o conjunto formado pela grande e pequenas pirâmides do Louvre possuem um sistema de jatos que acrescentam uma nota leve à bela entrada do museu.

fonte-concorde-paris

Fontaine des Mers, praça Concorde.  Pierre Louis Ferrer no Flickr

As duas fontes da praça Concorde estão situadas ao lado do Obelisco. Uma é a Fontaine des Mers e outra a Fontaine des Fleuves. As fontes dos mares e dos rios. No século XIX, a praça Concorde estava definitivamente marcada como o local da execução da família real durante a revolução. Foi decidido que Concorde não teria mais nenhuma referência política. Em 1840, ela foi decorada com duas fontes celebrando o talento naval da França graças à presença do Ministério da Marinha.

Fontaine de Medecis, no Jardin du Luxembourg.

Fontaine de Médicis, no Jardin du Luxembourg. Gabriella Alu’ no Flickr

Fonte de Médicis, no jardim Luxembourg. Uma das mais bonitas fontes de Paris. Ela foi construída em 1630 à pedidos de Marie de Médicis, viuva de Henri IV. Sem dúvida alguma esta fonte é o elemento decorativo mais bonito do Jardin du Luxembourg.

Fontaine Igor Stravinsky

Fontaine Igor Stravinsky. Edgardo W. Oliveira no Flickr

Fonte Igor Stravinsky ao lado do museu Centre Pompidou. Também conhecida como Fontaine des Automates, ele foi realizada em 1983 e seus autores são Jean Tinguely e Niki de Saint Phalle. Esta obra evoca a música de Igor Stravinsky.

Fontaine de l'Observatoire

Fontaine de l’Observatoire. Georgemoga no Flickr

A Fonte do Observatoire, ou Fonte Carpeaux, se encontra na praça Ernest Denis, na entrada do jardim Luxembourg. No centro da fonte, quatro estátuas femininas sustentam um globo. Elas representam a África, a América, a Ásia e a Europa. Ela data de 1974.

Fontaine Wallace

Fontaine Wallace. jalb no Flickr

As fontes Wallace estão espalhadas por Paris e representam um dos símbolos da cidade. Elas são também pontos de água potável gratuita onde turistas e parisienses enchem suas garrafinhas. Elas datam do século XIX. As cariatides que sustentam a fonte representam a bondade, a simplicidade, a caridade e a sobriedade.

Fontaine du Palmier.

Fontaine du Palmier. Georgemogue no Flickr

Fonte do Palmier, no centro da cidade, na praça Châtelet. Ela data de 1808 e foi encomendada por Napoleão I. A base da fonte é decorada por quatro sphinx por onde a água jorra. No seu centro ela possui uma imensa coluna, a parte mais visível e conhecido do monumento.  No seu topo da coluna, um anjo dourado simboliza a Vitória.

Fontaine des Innocents

Fontaine des Innocents. Tom Bream no Flickr

A Fonte dos Inocentes está situada no centro de Paris, na place des Innocents, no Les Halles. Uma das mais antigas de Paris, ela data de 1548 e seu estilo é renascentista. Vale a pena observar, de perto, a água que escorre discretamente pelos degraus laterais.

Fontaine Saint Sulpice.

Fontaine Saint Sulpice. Hotels HPRG no Flickr

Fonte Saint Sulpice, em Saint Germain, no centro da praça Saint Sulpice. Esta fonte monumental é decorada por quatro leões ameçadores. Uma fonte de estilo renascentista, tão elegante quanto o bairro e seus moradores.

Fontaine Quatre Saisons

Fontaine Quatre Saisons. CpaKmoi no Flickr

A Fonte das Quatro Estações foi inaugurada em 1745. Seu objetivo principal era fornecer água potável aos habitantes do bairro. A prova, a água jorra através de pequenas saídas situadas no nível da calçada. Quase não prestamos atenção à este detalhe, nosso olhar está todo ele voltado para a decoração da fonte. Mas a Fontaine de Quatre Saisons possui este decor requintado porque ela é também um monumento comemorativo em honra ao rei Louis XV. Ela se encontra no chic 7ème bairro de Paris, no número 57/59 rue de Grenelle.

Fontaine du Square Rapp

Fontaine du Square Rapp. By Moonik

Para terminar, esta mínima fonte situada no Square Rapp, também no 7ème bairro de Paris. Ela entra na nossa lista pela beleza do conjunto: a magnífica arquitetura do Barão Haussmann, o maravilhoso trabalho em ferro forjado das grades do square e no fundo a torre Eiffel.

Para nós, estas são as 12 mais belas fontes de Paris. Você tem sugestões para acrescentarmos na lista?

Comentário: nesta lista não colocamos as fontes situadas fora do perímetro urbano parisiense.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris