Os meios de transporte podem representar parte importante do orçamento de toda viagem. Por isso, em tempos de crise e de euro nas alturas, decidimos escrever um post reunindo dicas de como economizar com transporte em Paris.

Em Paris é possível gastar pouquíssimo para se locomover pela cidade (e fora dela também). Siga seis dicas básicas de como economizar com transporte em Paris:

1. Ao chegar no aeroporto (Charles de Gaulle ou Orly), a opção mais barata é pegar o trem RER, que liga a periferia de Paris ao centro da cidade. E, depois, o metrô. O custo é por volta de 12€ por pessoa.

Esta é também a menos confortável – carregar malas pelos corredores e escadas do metrô não é pra qualquer um. Uma alternativa é pegar o ônibus (da Air France ou Roissybus) até o centro de Paris e, de lá, pegar um táxi até o hotel.

Veja aqui todas as opções de como ir dos aeroportos Charles de Gaulle e Orly até o centro de Paris.

2. Ande a pé

Paris é uma cidade pequena e plana, e os principais pontos turísticos podem ser percorridos a pé.

como economizar com transporte em Paris

Andar a pé é a melhor forma de se conhecer a cidade. Foto: Shutterstock

Além de economizar, essa é a forma mais charmosa de conhecer a cidade. Para isso, procure se hospedar no centro de Paris. Por mais que os hotéis na periferia (ou nas regiões mais afastadas) possam ser mais baratos, no centro você poderá fazer (quase) tudo a pé e economizar drasticamente com transporte. E existem opções de hotel em conta, no centro de Paris. Leia esse artigo para entender as regiões de Paris.

3. Evite os táxis, use o transporte público

O parisiense não pega táxi, a não ser em ocasiões especiais. Além de caminhar muito, o metrô é a opção mais rápida, eficiente e barata, e cobre todas as regiões da cidade – não importa onde estiver, você nunca estará a mais de 500 metros de uma estação de metrô.

como economizar com transporte em Paris

O metrô é a forma mais rápida e eficiente de se locomover por Paris. Foto: Shutterstock

Se você for usar bastante o metrô (ou os ônibus), descubra aqui como economizar escolhendo o passe de transporte que mais se adequa às suas necessidades.

4. Em vez de pegar os ônibus de citytour, use os ônibus comuns. Algumas linhas de ônibus fazem trajetos lindíssimos, passando pelos principais monumentos da cidade. E você paga apenas o valor de um tíquete de metrô (se tiver um passe, não paga nada). Veja aqui as linhas mais bonitas.

5. Ande de bicicleta. Assim como caminhar, andar de bike em Paris é uma delícia. Há ciclovias por toda parte, e o motorista de carro respeita os ciclistas (que são muitos). A prefeitura de Paris oferece o sistema de aluguel de bicicletas Vélib’.

como economizar com transporte em Paris

Alugue uma bicicleta Vélib. Foto: Shutterstock

Você pega e devolve a bike em um dos inúmeros pontos espalhados pela cidade. O cartão de aluguel pode ser comprado no site da empresa ou nos quiosques de distribuição de bike, custa 1,7 euros e é válido por 24 horas. Por esse valor, você pode pegar a  bike quantas vezes quiser dentro do período, por até 30 minutos cada vez. Se você ficar com a bicicleta por mais tempo, você paga mais:

  • 1 euro para 30 minutos adicionais
  • 2 euros para 60 minutos adicionais

Veja o passo-a-passo de como alugar uma bicicleta aqui. E veja aqui como pedalar com segurança em Paris.

6. Use os sites de compartilhamento de carro

O site BlaBlaCar está fazendo sucesso entre as pessoas que querem viajar sem gastar muito.

Funciona assim: você entra no site e faz uma busca pelo seu destino, em determinado dia. Você verá todas as “caronas” disponíveis, e o valor cobrado pelo trajeto. As caronas são oferecidas por pessoas que têm um carro, vão viajar e querem aproveitar para ganhar um dinheiro extra, levando viajantes no carro.

Se você vai de Paris para Saint-Malo, por exemplo, o valor médio é de 26 euros por pessoa (a passagem de trem sai por cerca de 50 euros).


Esse artigo faz parte da série Paris Sem Gastar Muito. Clique aqui para ler todos os posts.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.