Em 2014, Paris teve 3.265 dias de filmagem. Este número reúne todos os tipos de gravação: documentários, filmes e filmes publicitários. Foram 119 produções audiovisuais, como séries e telefilmes e 106 filmes, sendo 20 produções internacionais.

Filmagem, cenas de rua

Filmagem, cenas de rua

Algumas delas nós seguimos de perto, mais precisamente, da janela do nosso apartamento. O hotel situado na frente do prédio é bonito, fotogênico e aluga a entrada, a recepção e o bar para a indústria cinematográfica.

Com frequência, ao sair de casa ou ao abrir e fechar as janelas do meu escritório topamos com cenas de filmagem e toda a parafernália e confusão que isto acarreta.

Aliás, 48 horas antes do início das gravações, a empresa encarregada da logística – permissões de filmagem em locais públicos e bloqueio de vagas de estacionamento – cola em todas as portas dos prédios vizinhos ao hotel um aviso pedindo, adiantamente, desculpas pelo incômodo causado.

Na realidade, o único e imenso incômodo é a impossibilidade de estacionar o carro durante o tempo da filmagem. Todas as vagas são ocupadas pelos imensões caminhões com os camarins dos atores principais e com o restaurante, banheiro etc do pessoal técnico.

Os prédios antigos de Paris não possuem garagem e todos nós deixamos nossos carros nos estacionamentos para residentes (pagos) nas ruas. E quando nossas vagas são ocupadas pelos caminhões ficamos literalmente na rua. Sem estacionamento.

Filmagem, cenas de rua

Filmagem, cenas de rua

Fora este detalhe que destrói nosso bom humor durante a procura de vagas livres, as filmagens são um pequeno espetáculo privado que assistimos do nosso camarote, quer dizer, da nossa janela.


Visita dos castelos extraordinários da região de BordeauxAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.