Meu prédio tem seis andares e somos seis moradores.

No quinto andar, uma família com três filhas entre 9 e 18 anos. Eles têm um piano e todas elas tocam diariamente. No quarto andar, um casal. Os filhos já se casaram e saíram de casa. Ela é boa pianista e recentemente contratou um professor pelo prazer de retomar os exercícios diários. No terceiro andar, uma senhora idosa e viúva. Aos domingos, escuto o neto tocar violino para a avó. No segundo andar, um casal de médicos cujo filho, estudante em medicina, toca divinamente saxofone. E, lá em cima, no último andar, me acompanha nesta vida um excelente cantor de música barroca.

Enquanto escrevo, ouço os sons do piano do quinto e o do quarto, fico atenta ao saxofone do segundo e ao violino do terceiro.

Músico em Montmartre

Músico em Montmartre

Os dados nacionais confirmam o que vivo no dia-a-dia, o amor dos franceses pelos instrumentos musicais e pela música.

  • Os franceses foram um dos primeiros a criar o evento Festa da Música que reúne, na França, 10 milhões de espectadores, resultado do trabalho de milhões de voluntários e da ação de todos os grupos que reúnem músicos e cantores não profissionais.
  • A cada dez franceses, um já tocou ou cantou nas ruas de Paris na Festa da Música.
  • Um quarto da população francesa sabe tocar um instrumento.
  • O instrumento mais praticado é o violão (39%), em seguida o piano (31%). Este último é o instrumento preferido dos franceses adultos.
  • Os franceses escutam em média 1h30 de música por dia. Por ordem de preferência, eles gostam da música popular francesa, música popular internacional, música clássica, rock, jazz, músicas eletrônicas e em último lugar o rap.
  • Por ordem de preferência, os cantores preferidos são: Jean Jacques Goldman (nunca tinha ouvido falar!), Jacques Brel, Georges Brassens, Edith Piaf, Barbara e Céline Dion.
  • As três canções preferidas dos franceses são: Mistral Gagnant, Ne me quitte pas e L’Aigle Noir.

A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.