Para aqueles que gostam de circular de carro pela França, publicamos hoje este artigo do leitor Maurício Christovão. Após uma estadia de quatro dias entre a Bretanha e a Normandia ele pegou a estrada em direção à Provence. No trajeto, aproveitou para conhecer rapidamente a bonita Bordeaux. Resultado: já está programada uma estadia de alguns dias em Bordeaux na próxima viagem em terras francesas.

Por Maurício Christovão

Após Saint Malo continuamos nossa viagem em direção ao sul da França. Fizemos mais de 1.100km. A viagem foi muito agradável com bom tempo em todo o trajeto. Aproveitamos bem a infraestrutura das autoestradas  com postos de gasolina e boas lanchonetes.

Bordeaux, ponte nova

Bordeaux, ponte nova

Vindos de Saint Malo pela A630, atravessamos a bela Ponte da Aquitânia e pegamos a primeira saída à direita para o bairro de Le Lac, uma nova área de expansão urbana de Bordeaux, que concentra alguns hotéis e grandes loja como a Leroy Merlin e Decathlon. Optamos por uma hospedagem mais afastada devido aos preços e a falta de estacionamento na maioria dos hotéis do centro. Ficamos no Ibis Le Lac, dentro do padrão da rede, sem surpresas.

Bordeaux

Bordeaux tramway

Estávamos curiosos para experimentar o transporte urbano de Bordeaux, com seu já famoso metrô de superfície que corta boa parte da cidade. Numa rua próxima ao Ibis pegamos um ônibus, onde compramos (1,50 euro) e validamos o ticket de integração para o metrô. Nos pontos finais das linhas do metrô há máquinas de venda do bilhete, que tem um tempo de utilização de até uma hora entre as conexões. Dá e sobra, pois as distâncias não são grandes.

Bordeaux, Place des Quinconces

Bordeaux, Place des Quinconces

Desembarcamos na Place des Quinconces, onde havia um circo (!!!) e o grande monumento aos Girondinos, que tomaram parte importante na Revolução Francesa. O monumento consiste numa coluna alta, encimada por uma estátua alada de bronze. A base é rodeada por dois grupos de estátuas poderosas, a Liberdade e a Concórdia, montadas em quadrigas com cavalos mitológicos e elementos marinhos. As estátuas jorram água que provocam pequenos arco-iris ao sol da manhã.

Bordeaux, Grand Hotel Spa

Bordeaux, Grand Hotel Spa

Ao lado da Place de Quinconces, na Cours 30 Juillet, está o Office de Tourisme de Bordeaux. Seguindo pela mesma rua, chegamos à Place de La Comédie onde se encontram a Ópera National de Bordeaux e o luxuoso Grand Hotel de Bordeaux.

A impressão é de pura opulência e percebe-se que é uma cidade cuja força e prosperidade vem de longe.

Bordeaux

Bordeaux, Notre Dame

Ao lado do Grand Hotel, seguindo a pequena Rue de Mautrec, encontramos a Eglise de Notre Dame cuja fachada não impressiona muito. Mas a visita ao seu interior vale a pena, com belos vitrais e um grande órgão de tubos.

Bordeaux,

Bordeaux, Place de la Comédie

A Cours du Chapeaux Rouge fica ao lado da Ópera e é arborizada e muito agradável, além de ter um sanitário público (pago). Na esquina com a praça existe a estátua de uma cabeça descomunal, muito fotografada pelos turistas.

Mais à frente, fica a Rue Sainte-Catherine, que concentra o comércio das grandes marcas francesas e internacionais (FNAC, Apple, Galeries Lafayette, etc.). Se o negócio é fazer compras, esse é o lugar!

Bordeaux, miroir d'eau

Bordeaux, miroir d’eau

Derivamos em direção ao Rio Garonne, que é navegável e tem uma bela orla com calçadão e ciclovia, e chegamos ao Mirroir d’Eau que fica em frente à Place de la Bourse.

Bordeaux, miroir d'eau

Bordeaux, miroir d’eau

A idéia do Mirroir d’Eau é simples, mas muito bem executada: são placas de granito separadas por pequenas ranhuras, por onde sai um spray de água e em poucos minutos forma-se uma fina camada que reflete o casario da Place de la Bourse ao redor. O efeito é belíssimo e passado algum tempo a água é drenada e o ciclo recomeça. Sugiro tomar cuidado com as máquinas fotográficas que não se dão bem com a umidade. O spray atinge quase um metro de altura. Para obter o reflexo perfeito nas fotos, é preciso esperar um pouco, para dar tempo dos turistas pararem de fazer ondinhas…

Observações do Conexão Paris: nós já estivemos em Bordeaux várias vezes e temos artigos publicados com circuitos para conhecer a cidade e seus arredores, assim como dicas de bons restaurantes. Clique aqui para ler outros nove artigos sobre Bordeaux. Ainda uma explicação sobre a foto da escultura na Place de la Comédie. Este grande rosto é obra do escultor catalão Jaume Plensa. Ano passado, a prefeitura de Bordeaux lançou um pedido de doações para aquisição da obra. As últimas notícias indicam que a soma necessária não foi arrecadada. Provavelmente a obra não será instalada definitivamente neste espaço e os dons serão devolvidos.

Como ir de Paris até Bordeaux? (clique aqui) 


Na nossa agência online Minha Viagem Paris você encontra vários passeios pela região de BordeauxClique aqui para saber mais e fazer sua reserva.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.