Cité des Sciences et de l'Industrie

Cité des Sciences et de l’Industrie

Zizi é a palavra “bonitinha” para indicar o sexo masculino. A exposição que visitamos, eu, filha e netos de 9 e 12 anos, se chama Le Zizi Sexuel: o amor e a sexualidade explicada às crianças de 9/14 anos. Ela se encontra na Cité des Sciences et de l’Industrie no Parque La Villette.

A

Adolescentes vendo cenas de declaração de amor de filmes famosos

A exposição é uma resposta às questões, universais, das crianças sobre o amor, a puberdade e a sexualidade. Ela deseja transmitir valores essenciais como o respeito ao outro e a si mesma, questões sobre o consentimento mútuo, sobre a igualdade dos sexos e os valores relacionados ao amor.

Como beijar com a língua?

Como beijar com a língua?

E acho que o objetivo foi alcançado. Gostei muito. E as crianças também.

Zizi Sexuel apresenta todas as informações capitais para as crianças com um tom divertido e “desdramatizado”.

T

Titeuf e Nadia

Dois personagens, Titeuf (masculino) e Nadia (feminino) guiam os visitantes durante o percurso da exposição dividido em cinco temas.

. Primeiro tema: estar apaixonado

O amor é difícil de explicar, mesmo para os grandes. Amar alguém pode ser mega felicidade ou grande sofrimento. E aí? Como dizer a alguém “eu te amo”? Como beijar na boca ? Quais os tipos de beijo?

Agora

Pronto! Agora eu posso ter uma namorada

. Segundo tema: a puberdade

Momento difícil. Para as meninas, chega mais cedo. A puberdade provoca milhões de mudanças no corpo e na cabeça. A culpa é dos hormônios, substâncias que fazem aparecer pelos e provocam o crescimento dos seios. E a pele fica horrorosa, cheia de espinhas. E aparecem cheiros no corpo. E a voz muda…

. Terceiro tema: fazer amor

Fazer amor é ter uma relação sexual com alguém. Como a gente faz amor? O que é o prazer, o que é preservativo, o que é a pílula? Quando a gente pode fazer amor?

Agora eu protesto...

Agora eu protesto…isto está ficando pequeno demais

. Quarto tema: ter um bebê

Complicada, a coisa. Quando a gente tem vontade de ter um bebê? Por que? Quem pode ter um bebê? O que é espermatozoide? E óvulo. E aí? Como o espermatozoide encontra o óvulo? E depois?

Neste tema, é apresentado um vídeo mostrando, através de imagens de síntese, os nove meses da gestação e o nascimento. Eu mesma adorei vê-lo.

. Quinto tema: atenção, abra os olhos

Melhor estar informado dos perigos, não é? O que é um pedófilo. O que é o incesto, quais os perigos da internet, é legal ou não olhar filmes pornográficos?

Eu sei que a maioria dos leitores não atravessará o Atlântico para ver esta exposição. Mas se eu estivesse em Paris com crianças, gostaria de receber esta informação.

Até o dia 2 de agosto de 2015.


PCCConheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris