Conheça nossas dicas de Dijon, a capital da região da Borgonha: onde se hospedar, o que fazer, que visitar, como chegar saindo de Paris.

Dijon, a cerca de 300 km de Paris é a capital da região da Borgonha, famosa por seus vinhos e culinária.

dijon

Praça François Rude

A cidade é linda e possui um patrimônio extraordinário.

Centro medieval de Dijon

Centro medieval de Dijon

Entre 1363 e 1477, os Grands Ducs a transformaram em um centro de arte internacional e em capital européia.

Dijon medieval

Dijon medieval

Datam desta época várias mansões fora do comum, como a Mansão Maillard.

Mansão Maillard

Mansão Maillard

Dijon viveu mais tarde momentos gloriosos do Renascimento. A cidade possui mais de cem edifícios construídos pelas famílias burguesas e pelos parlamentares do século XV até a Revolução.

Notre Dame de Dijon

Notre Dame de Dijon

Sem contar a maravilhosa igreja Notre Dame de Dijon, considerada como uma jóia da arquitetura gótica do século XIII. Sua fachada possui 51 gárgulas representando homens, monstros e animais.

Relógio da Notre Dame

Relógio da Notre Dame

No teto da Notre Dame se encontra o famoso relógio Jacquemart. Ele possui dois bonecos metálicos, Jacquemart e Jacqueline, que tocam as horas com um martelo. Os personagens menores, os filhos, tocam com seus sininhos. Créditos fotos: Christophe Finot

A maior parte destes monumentos estão concentradas no centro da cidade, em torno do Palácio da Justiça e do Palácio des Ducs e des Etats de Bourgogne que é, sem dúvida alguma, a construção mais importante da cidade.

Palais

Palais des Ducs et des Etats de Bourgogne

Este palácio é, hoje, a sede da Prefeitura (Mairie) de Dijon. Ele foi residência dos Ducs até 1477, em seguida residência do rei e ses governadores. Mais tarde ele se tornou sede das Assembléias dos Estados da Borgonha e em seguida sede da escola de belas artes.

Roteiro da Coruja

Roteiro da Coruja

Uma maneira simples, barata e divertida de conhecer Dijon é seguir o Circuito da CorujaParcour de la Chouette – criado pelo Ofício do Turismo da cidade. Logo que chegar, vá diretamente ao Office du Tourisme e compre o prospecto com o percurso. Em seguida, basta seguir nas ruas e nos prédios as flechas com o desenho da coruja.

Grand Hotel La Cloche

Grand Hotel La Cloche

O que fazer em Dijon: o mercado

Às vezes, o que mais me agrada em uma cidade é o seu mercado. Gosto de flanar entre os comerciantes, sentir os cheiros, ver (e provar) os maravilhosos produtos franceses.

Mercado Halles de Dijon

Mercado Halles de Dijon

Se no mercado existe um bar, o programa fica mais interessante. E se o bar permite que os clientes comprem o que quiserem nas barraquinhas e comandem somente o vinho, aí sim, programa perfeito.

Bar do mercado de Dijon

Bar do mercado de Dijon

Adorei o mercado – Les Halles – de Dijon e seu bar central, animado e hiper concorrido. Uma vez instalados, abrimos nossas compras, queijos variados, e pedimos um bom bourgogne. Saimos de lá quando o mercado fechou suas portas.

Amigos na Buvette du Marché

Amigos na Buvette du Marché

Onde se hospedar em Dijon

Nós nos hospedamos no Grand Hotel La Cloche pela sua maravilhosa localização. Ele se encontra perto de todos os lugares e monumentos de Dijon citados acima. Além do mais, ele é bonito, confortável e o atendimento excelente.

Vista do meu quarto

Vista do meu quarto

Basta sair do hotel, atravessar o Arco da foto e descer a rua Liberté. Esta rua, somente para pedestres, nos leva diretamente ao Ofício do Turismo e ao Palais des Ducs. E por perto estão o mercado, a Notre Dame e a área que concentra a história de Dijon.

Para saber as tarifas atuais do Grand Hotel La Cloche Dijon McGallery e para fazer sua reserva nós indicamos o site Booking, clique aqui.

Como ir de Paris até Dijon

  • Trem: a viagem tem cerca de 1h35 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: belo passeio em direção a região da Borgonha, a vigem tem cerca de 3h15 de duração. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 4h25 de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

Observação: Chegamos a Dijon vindos de Beaune. Fizemos o trajeto de carro, passando por todos os famosos vinhedos da Borgonha. Ficamos dois dias em Beaune e dois em Dijon. Clique aqui para ler nossos outros artigos sobre a Borgonha.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris