A fundação inserida no interior da quadra

A fundação inserida no interior da quadra

Em setembro de 2014 será inaugurada, em Paris, a Fundação Jérôme Seydoux-Pathé encarregada de apresentar ao público o patrimônio cinematográfico da Pathé.

O projeto mais ambicioso da fundação é colocar online, e à disposição do público, o conjunto de filmes produzidos e distribuidos pela Pathé deste a sua fundação em 1896. Este projeto é progressivo e começa pelos períodos mais antigos de 1896 à 1941.

A Fundação será no 13ème arrondissement de Paris, no número 73 da avenida Gobelins, no local do antigo Teatro Gobelins.

Fachada decorada por Rodin

Fachada decorada por Rodin

Atrás de uma fachada tombada pelo patrimônio histórico e esculpida por Rodin, o arquiteto Renzo Piano imaginou um prédio “vestido” com 7000 lâminas de alumínio. Cada uma delas é única e cortada para se moldar à forma orgânica do imóvel.

Fondation

Fondation Jérôme Seydoux-Pathé

A Fondation Jérôme Seydoux-Pathé pretende se tornar o haut lieu do patrimônio cinematográfico com projeções de filmes mudos, com espaços de exposições podendo acolher até 200 projetores, com um centro de pesquisa e documentação, uma DVDteca de 700 filmes e a criação de ateliers pedagógicos organizados em colaboração com as escolas públicas parisienses.

Renzo Piano possui vários projetos na França. Em Paris o Centre Pompidou, o Atelier Brancusi,  Ircam, o EMI Music France entre outros.