Que as Galeries Lafayette Paris Haussmann vendem as marcas mais famosas e luxuosas que existem todos já sabem. O que poucos sabem é que a loja também pesquisa, descobre e investe em novos estilistas e marcas.

E isso não é de hoje. Designers então considerados irreverentes e radicais, como Jean Paul Gaultier e Vivienne Westwood, tiveram suas criações vendidas em primeira mão em Paris nas Galeries Lafayette.

Atualmente, com o enorme número de novos talentos surgindo a cada temporada, esse trabalho de pesquisa, curadoria e suporte é ainda mais importante. Não só os estilistas e as marcas se beneficiam de iniciativas como essa mas também o próprio consumidor. Se antes o difícil era sabermos onde encontrar as roupas daquele jovem criador incrível, hoje em dia precisamos de um norte nesse mar de jovens criadores incríveis.

Dentro dessa iniciativa, as Galeries Lafayette criaram há um ano e meio o espaço Labo. Situado no 1° andar do prédio da avenida Haussmann – o andar luxe – o Labo é dividido em duas partes.

Labo Createur

Labo Createur

Labo Créateurs

O Labo Créateurs é focado em estilistas que fazem uma moda jovem, casual e conectada às últimas tendências das estações. O público alvo é a mulher de até 30 anos e os preços são médios. As roupas são coloridas, alegres e mais voltadas para o dia a dia. Apesar disso, algumas são bem trabalhadas com bordados intrincados, dobraduras especiais e tecidos nobres. A idéia é que, além do casual, o espaço tenha também alguns modelos mais elaborados e peças-conceito (geralmente pinçadas dos looks apresentadas nos desfiles). Algumas das marcas, como as inglesas Mother of Pearl e Studio Nicholson, são vendidas com exclusividade na França pelas Galeries Lafayette. Outras, como a House of Holland e a Each x Other, são encontradas, além de nas Galeries Lafayette, apenas em pequenas boutiques menos conhecidas.

Alguns destaques:

Tênis Goldeen Goose

Tênis Goldeen Goose

– os tênis estilo All Star falsamente gastos e cheios de brilhos da marca italiana Golden Goose;

Edun

Edun

– as peças elegantes e minimalistas da Edun (marca do cantor Bono Vox e de sua esposa) feitas com materiais vindos da África e que promovem trocas comerciais éticas com aquele continente;

Manish

Manish Arora

– os minúsculos e coloridos bordados do indiano Manish Arora;

Kitsuné

Kitsuné

– os moletons da coolzíssima marca franco-japonesa Maison Kitsune;

Each & Other

Each & Other

– o estilo rocker da francesa Each x Other.

Labo Luxe

Labo Luxe

Labo Luxe

O Labo Luxe é focado em roupas mais sofisticadas para eventos e ocasiões especiais. O público alvo é a mulher com mais de 35 anos e os preços são mais altos. Aqui as peças são mais calmas, “sérias”, atemporais; de cores sóbrias e cortes mais comportados. Além dos jovens estilistas, o espaço aposta também em algumas marcas tradicionais francesas que, apesar de não terem tanta relevância hoje em dia, fazem um trabalho bonito, interessante e icônico (Rochas, Ungaro e Courrèges).

Alguns destaques:

Dice Kayek

Dice Kayek

– a marca Dice Kayek que faz roupas femininas e chiques como o vestido branco da foto, um campeão de vendas;

Mary Katrantzou

Mary Katrantzou

– a grega radicada em Londres, Mary Katrantzou, e seus vestidos inteiramente cobertos de estampas digitais;

Olympia

Olympia Le Tan

– a francesa Olympia Le Tan – famosa por suas clutches bordadas a mão que imitam livros famosos – cujas roupas possuem um estilo leve, fofo e girlie.

Os dois espaços Labo, por serem dedicados à experimentação e ao teste de novas marcas, mudam seus elencos a cada 6 meses. Algumas grifes entram, outras saem. Algumas conseguem um lugar exclusivo em outra parte da loja e outras continuam por mais uma estação dentro do Labo.


Leia todos os artigos sobre as Galeries Lafayette, clique aqui

Galeries Lafayette Paris Haussmann: 40 boulevard Haussmann, 75009. Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação Opéra.