Sem dúvida alguma a Pont Neuf é um dos elementos/monumentos mais reproduzidos e fotografados da paisagem de Paris.

Pont Neuf e seus dois segmentos

Pont Neuf e seus dois segmentos

Ela une, em dois segmentos, rive gauche e droite passando pela ponta oeste da ilha Cité e nos oferece uma vista maravilhosa do Sena.

Em séculos passados a Pont Neuf foi um centro comercial alegre e agitado. As lojinhas dos comerciantes ocupavam os dois passeios da ponte. No início eram pequenas cabanas de madeira. Em 1775 elas foram substituídas por lojas construídas com a pedra parisiense. A Pont Neuf era um espaço de encontro, diversão e compras privilegiado. No século XIX as lojas foram destruídas e a ponte passou a ter o honroso título de ponte mais bonita de Paris.

Pont Neuf de Christo

Pont Neuf de Christo

Em 1985 o artista Christo embalou a Pont Neuf. Eu ja morava em Paris e acompanhei o passo a passo desta façanha artística e o resultado final foi admirável.

Les amants du Pont Neuf de Leo Carax

Les amants du Pont Neuf de Leo Carax

Em 1991 Leos Carax fez o filme Les Amants du Pont Neuf. Nele, Alex (Denis Lavant) encontra Michèle (Juliette Binoche) na Pont Neuf. Michèle perde a vista e Alex descobre o amor.

Em 1994 o costureiro Kenzo, em grande evento, revestiu a ponte de flores.

Pont Neuf, a ponte mais bonita de Paris

Pont Neuf, a ponte mais bonita de Paris

A Pont Neuf é um daqueles lugares chamados Lieux de Mémoire, o testemunho de um grande momento da arquitetura francesa.

Lindo e muito romântico

Lindo e muito romântico

Não deixe de ver a Pont Neuf à noite, iluminada e a partir do Sena. Passear de barco pelo rio é programa para turista, nós todos sabemos disto. Mas nós aqui do Conexão Paris achamos este passeio maravilhoso. Compre uma opção simples, sem jantar (clique aqui). Fique do lado de fora e abra bem os olhos. Vale a pena.

 

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.