O terraço da torre Montparnasse

O terraço da torre Montparnasse

Em agosto, o terraço mais alto de Paris se transforma em observatório dos astros. Não perca este programa fora do comum. Suba até o último andar da Torre Montparnasse – 56 andares – para, ao mesmo tempo, admirar a vista da cidade e observar os astros.

Durante os dias 9, 10 e 11, a “Noite das Estrelas” deslumbrará visitantes da Torre de Montparnasse com  descobertas sensoriais e astronomia.

Em sua 23a edição, o evento terá como tema a compreensão das distâncias do universo. As datas escolhidas ocorrem em aproximação ao lançamento do satélite europeu Gaia – cuja missão é calcular com precisão incomparável movimentos e extensões que separam centenas de milhões de estrelas da Via Láctea.

Torre Montparnasse

Torre Montparnasse

A agenda da “Noite das Estrelas” tem início a partir do crepúsculo, às 21 horas com a visualização de Vênus sob a lua crescente. Às 22h30, acontece a revelação ao zênite das estrelas Vega, Deneb e Altair, que formam o “Triângulo do Verão”. O ponto alto fica por conta dos famosos anéis de Saturno, vistos quando o planeta realiza um “mergulho” a Oeste e caminha em direção aos olhos dos observadores.  O epílogo acontece às 23 horas, no encontro marcado com as estrelas cadentes. É nesse horário que a chuva de meteoros de Perseídas aparece e até os mais céticos fazem seus pedidos.

Este programa será supervisionado pelos monitores da Associação Francesa de Astronomia.

Datas:  9, 10 e 11 de agosto de 2013. Horários: a partir das 21h até a meia noite (somente na sexta-feira e no sábado); até as 23h no domingo. Última subida 30 minutos antes do fechamento. Valores: Adultos: 13,50 euros / Estudantes (16-20 anos): 10,50 euros / Crianças (7-15 anos): 8 euros. Os tickets são vendidos na hora, por isso aconselhamos chegar cedo.