Zildinha, nossa guia para passeios a pé por Paris, possui vários roteiros para você conhecer a cidade. Um deles é o das “passagens cobertas”, um circuito de três horas pelas principais passagens da cidade.

O passeio começa no Palais Royal (pertinho do Louvre) e termina no Grands Boulevards e atravessa as mais belas passagens parisienses.

Hoje, estas passagens estão protegidas pelo patrimônio histórico. Entre 1814 e 1830 existiram 150 passagens e nos restam somente 16. Elas desapareceram durante a reforma de Paris dirigida pelo Barão Haussmann ou faliram diante da concorrência das lojas de departamento.

As passagens cobertas são galerias escavadas no interior dos edifícios e serviam de abrigo, à uma clientela rica, contra o frio, a chuva, o barulho e respingos das carruagens. Do ponto de vista do urbanismo, elas simbolizaram a conquista da cidade pelos burgueses. Iluminadas por uma cobertura de placas de vidro e aquecidas, representaram um marco de modernidade. Elas cortavam caminho de um lado a outro e eram ocupadas por lojas, restaurantes, artesãos.

A maioria delas se encontra no lado direito do rio Sena, no interior dos limites de Paris antes de 1860. Elas estão perto da região denominada Grandes Bulevares ou seja, boulevard des Italiens, boulevard Montmartre.

Algumas passagens foram inspiradas nos souks orientais como a Passagem des Panoramas e a Passagem du Caire, construídas entre 1789 e 1805.

As construídas entre 1820-1839 são mais luxuosas, como as belas Véro-Dodat, Vivienne e Colbert.

A terceira geração, as construídas após 1840, são mais altas, com estruturas metalicas aparentes mas menos luxuosas, como a Passagem Jouffroy.

As poucas que restam ainda possuem restaurantes (alguns excelentes), lojas interessantes, livrarias e os parisienses continuam se servindo dessas passagens para cortar caminho de um bairro à outro, flanar, fazer compras e ver o tempo passar nas mesas dos restaurantes e salões de chá.

Para saber mais sobre esse passeio e todos os outros que a Zildinha oferece, clique aqui e aqui e acesse o site Minha Viagem Paris.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.