Jack Kerouac escreveu On the Road entre 2 e 22 de abril de 1954. Ele tinha 29 anos. Em  grande parte autobiográfico, o livro foi escrito em prosa espontânea, sem parágrafos, margens e capítulos.

O jovem Kerouac vai se tornar o escritor mais talentoso da sua época e  respresentante da literatura do instante. On the road será um imenso best seller e um símbolo para numerosas gerações.

Em 2011, Christie’s vendeu em New York o original – um rolo – de Kerouac por 1.5 milhões de dólares.

Coppola comprou em 1968 os direitos autorais do livro e, semana passada, MK2 e Walter Salles o apresentaram em Cannes.

Kerouac escreveu seu livro sobre um rolo de papel de 36 metros de comprimento. Este rolo está exposto no museu parisiense Musée des Lettres et des Manuscrits em complemento ao filme do brasileiro Walter Salles.

Abaixo alguns trechos da entrevista que Walter deu recentemente sobre seu filme – Sur la route – apresentado semana passada em Cannes.

. Seus personagens estão quase sempre nas margens da sociedade. Por que esta atração pela periferia ?

 Porque o centro não é nunca muito interessante. Os road movies não tratam nunca o que se passa no centro, mas sim na margem.

. Onde reside, segundo você, a modernidade de Kerouac?

No desejo de explorar tudo, de viver, de sentir na pele – e não viver por procuração diante das telas. De não recusar o momento. Borges dizia que seu prazer na literatura era de nomear aquilo que não tinha ainda sido nomeado. Hoje, as pessoas tem a impressão que tudo ja foi repertoriado…On the road é um antídoto ao imobilismo. E isto que me fascina no livro.

. Você se lembra da sua reação quando leu pela primeira vez o On the road?

Eu li este livro em momento difícil da vida brasileira, os anos de chumbo do regime militar. A imprensa e a edição estavam censurados. Eu o li em inglês. Neste livro tudo era oposto ao que sentíamos no país. O sopro da liberdade de Dean, Sal e os outros personagens do livro, o movimento constante, o sexo, o jazz ou a droga eram o contrário daquilo que vivíamos. Fui profundamente marcado por esta leitura.

Leia artigo apresentando o Musée des Lettres et des Manuscrits aqui.

Site do museu aqui.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.