Na avaliação dos restaurantes, os críticos gastronômicos levam em consideração muitas variáveis. O savoir faire do chef e a  qualidade dos produtos são as variáveis mais importantes.

Mas se a carne vem do açougue de Hugo Desnoyer, o foie gras de Chalosse, uma região da Gascogne, se os queijos são fabricados por Bernard Anthony, os pães assinados Poujauran e se a manteiga é da marca Bordier, o caminho fica mais fácil para agradar esses senhores.

Outras variáveis são levadas ainda em consideração como o serviço – na medida exata, nem muito descontraído nem muito cerimonioso – a decoração – ela também tem sua receita perfeita, sem exageros ou provocações – e o design e a qualidade dos talheres, pratos e taças. Para talheres e pratos, a escolha é grande. Mas se entramos no campo de taças e copos, um grande nome se destaca: Riedel.

Claus Riedel foi o primeiro a adaptar a forma de uma taça às características de um vinho. Ele foi um dos primeiros a falar em taça funcional, onde a estética é menos importante que a função de mensageiro do vinho.

Riedel possui várias coleções das mais simples, para uso diário, até as mais sofisticadas para grandes ocasiões. Mas todas elas são desenhadas levando em consideração o cepage.

A coleção SOMMELIERS BLACK TIE é a alta costura das taças. Quando foi criada, esta taça recebeu o prêmio do Museu de Arte Moderna de New York para ilustrar o design dos anos 60. A versão contemporânea da coleção conservou a mesma forma mas recebeu elegantes pés pretos. As taças são fabricadas manualmente e necessitam a participação de 25 artesãos diferentes. A coleção possui modelos para Bordeaux Grand Cru, Bourgogne Grand Cru, Riesling Grand Cru, Loire, Montrachet e Champagne.

A coleção Tyrol é para as refeições de todos os dias. As taças são menores e podem ir ao lava-louças; ela possui modelos para: Cabernet, Rocks, Viognier/Chardonnay, Pinot Noir, Riesling/Sauvignon blanc, Dessert, POP’S, Syrah, Montrachet.

A Vinium XL é a nova geração de taças e se destina aos cepages glamour: Pinot Noire, Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc.

A marca possui outras coleções mais baratas, mas com o mesmo padrão de qualidade. A família Riedel fabrica taças e copos há mais de 300 anos e a empresa se encontra na República Tcheca.

Você encontra Riedel, em Paris, na loja Bernardaud (11 rue Royale, 75008 Paris).

O site da marca publica a lista de lojas paulistas que vendem Riedel: www.riedel.com

 

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.