Aconteceu na quinta-feira da semana passada o lançamento da coleção Versace para H&M. Cheguei às 10:00 em ponto a uma das lojas da marca que fica na rue de Rivoli e já havia uma fila (que eu considerei pequena) no local. Tudo bem organizado, com vários seguranças, grades separando a fila, pessoas fazendo cadastro de clientes e uma outra pessoa distribuindo as pulseiras coloridas para quem ia chegando. Nesse dia, essa loja específica só funcionou vendendo a coleção da Versace, ninguém podia entrar na loja a não ser para comprá-la. Mesmo tendo chegado no horário de abertura, a pulseira que eu consegui só me dava o direito a entrar na loja ao meio dia! O acesso para quem queria comprar somente a coleção masculina era separado e praticamente imediato.

Ao vivo a coleção perde um pouco do impacto. Alguns tecidos e estampas são de pouca qualidade e algumas peças são simplesmente feias. As roupas de franjas e com estampa de flores eram as menos procuradas enquanto que as lisas e as de couro fizeram mais sucesso. Perguntei aos vendedores por alguns itens específicos que eu não havia visto expostos e eles me informaram que nem toda a coleção estava disponível naquela loja. As peças masculinas eram poucas e já estavam praticamente esgotadas.

Como eu ainda não estava satisfeito com o que eu tinha visto, resolvi ir a uma loja maior que fica no Forum des Halles (um shopping center no centro de Paris). Por ser grande o acesso à ela era liberado e a fila para entrar na área reservada a coleção era feita dentro da própria loja. Essa fila era três vezes maior que aquela que eu já havia enfrentado e as pessoas estavão enlouquecidas saindo com sacolas e mais sacolas. Não tive coragem de enfrentar nem a fila e nem as pessoas e fui até a seção masculina que apesar de ter itens diferentes da loja anterior também já estava bem desfalcada. A jaqueta de couro com pequenas tachas era bem interessante e valia os 350 euros. No fim das contas, pra não perder a viagem, comprei a única camiseta tamanho S que eu achei.

Li uma entrevista com a Donatella Versace onde o jornalista perguntava o que a motivou a fazer essa coleção para a H&M. Ela respondeu que foi por causa dos jovens que de uns tempos pra cá começaram a usar peças vintage da Versace (Lady Gaga usou Versace vintage em um de seus videos). Donatella que me desculpe, eu não vi muitos jovens comprando essa coleção.