Por Rodrigo Lavalle
Nessa quinta-feira, dia 17 de novembro, chega às lojas da cadeia H&M a mais nova parceria da marca sueca de fast fashion com uma grife de luxo. Dessa vez a simpática Donatella Versace criou uma coleção de roupas e acessórios femininos, masculinos e coisinhas para casa chamada “O melhor de Versace para H&M”.
Como o próprio nome indica a coleção apresenta idéias já utilizadas por Donatella na Versace. E é tudo bem Versace mesmo: estampas gigantes, cores fortes, couro, tachas, dourado, oncinha, modelagem “près du corp”. Algumas roupas têm tudo isso misturado. Apesar de existirem duas opções de vestidos longos, os comprimentos variam pouco: do curto ao mini. Eu gosto dos vestidos lisos (principalmente do vermelho que tem uma espécie de capa), das peças em couro (apesar do excesso de tachas) e dos vestidos em malha de metal dourado e prateado. As peças estampadas ultrapassam o over, a saia plissada com estampa de palmeira e a saia de oncinha são boas opções para as mais corajosas.A coleção masculina é um pouco mais difícil, não consigo pensar em nenhum homem que eu conheça que usaria os ternos rosa, as calças estampadas e as jaquetas com detalhes de oncinha e tachas.
No geral os preços estão um pouco mais altos que os da coleção da Lanvin para H&M lançada há um ano.
Conseguir entrar nas lojas no dia do lançamento é um teste de paciência e perseverança. As primeiras 280 pessoas que chegarem recebem uma pulseira colorida, são 14 cores diferentes, uma para cada grupo de 20 pessoas. Cada um desses grupos de 20 pessoas tem 10 minutos para fazer suas compras e mais 5 minutos para pagar, ou seja, o melhor é você já saber o que quer comprar. Após esses 15 minutos esse grupo sai e o próximo entra. Ano passado no lançamento da coleção da Lanvin foi tudo super tranquilo, sem brigas, sem empurra-empurra, sem gritaria. Eu consegui ir à 3 lojas pela manhã e a única coisa esgotada foram os óculos escuros.
Vou tentar ir ao lançamento nessa quinta-feira e depois conto como foi.
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54 Comentários
Lenna
Neste mundo de consumo e moda, foram citadas “japas enlouquecidas”, o dinheiro do “caixa 2 dos países emergentes”, etc… Mas, esqueceram da grande força que move o mercado de luxo e consumo: as mulheres que usam “hijabs”, “niqabs” e “burkas”!!! Vi, em diversas ocasiões, quantidade delas frequentando os setores de grifes famosas nas Galeries Lafayette, Printemps e Champs-Elysées,para não falar nas famosas e exclusivas Maisons a que elas tem acesso! Além de poderosas e valiosíssimas jóias, elas usam no ambiente onde lhes é permitido, roupas exclusivas e luxuosas.
Quanto às parcerias de estilistas famosos e grandes magazines, acho uma pilhada. As coleções continuam sendo populares e de pouca qualidade…
Sandra Abrahim
Estive olhando as novidades da H&M Versace e confesso achei muito ruim !!!! Precisa muita atitude… digo que quase uma vontatde de chocar !!! rsrsrsrs. Que pena pois até que gosto da Donatela !
Enfim alguem deve ter gostado é claro !
Carolina
Oi Lina tb?
Vc sabe dizer se esse magazine H & M, a Zara, a Stradivarius costumam ter o mesmo preço nos diversos países da Europa, pq ouvi dizer que na Espanha tem os melhores preços para compras.
Mas não sei se vou conseguir ir pra Espanha, na verdade queria conhecer a Itália e deixar a Espanha pra uma outra oportunidade.
Obrigado pelas informações pelo e-mail.
parisiense
Eu nao curti as peças. E vc Rodrigo, achou algo interessante?
Jane Curiosa
Marcos
Verdade,verdade.Desculpe-me por favor.
Acontece que eu gostei da expressão “japas enlouquecidas”.
Eu amo a moda conceitual,e nesse quesito,” os japas” ,Kenzo,Issey e Kawakubo,foram totalmente ensandecidos.Tanto quanto Galliano e T. Mugler.
Queria “conversar mais,mas…a vida me chama.Fui!
Mas eu volto…
Marcos
Jane,
em tempo: quem empregou a expressão “japas loucas”, ou melhor, “japas enlouquecidas”, por conta e risco próprios, foi o Marcello.
Não quero pendengas com a comunidade nipônica. Ademais, tenho observado que elas estão bem mais calminhas do que outrora! Bem mais do que as esposas dos “caixas 2 de países emergentes”, por exemplo.
Marcos
Jane,
como a curiosidade, a exemplo seu, também é uma virtude minha, ou deformidade alguns mais sisudos diriam, acabei por dar uma olhada no desfile SS 2012 da casa Versace. O que vi não me agradou nem um pouco: uma coleção excessiva, vulgar, espalhafatosa, equivocada, estapafúrdia e caricata. Nunca vou conseguir gostar desta “barroquização” do ideal clássico cometida pela grife desde os tempos de Gianni. O mau gosto está mesmo entranhado nos genes da família.
Para quem gosta de, por exemplo, Martin Margiela, Dries Van Noten, Raf Simons e Miuccia Prada, gostar de Versace, mais do que cognitiva, é uma impossibilidade fisiológica.
Beth
LuciaC
Muito bom!
Carla B.
A coleção de inverno está linda!!
Jane Curiosa
Versace,claro.
http://www.versace.com/en/fashion-and-accessories
Jane Curiosa
Marcello Brito
Sacrilégio! Sacrilégio!
Vesrsace é maior do que tudo isso.Apenas,talvez,não seja a sua grife.
Quanto a aparência de Donatella…bem…não devemos julgar apenas pela aparência,ok?
Não,não concorda? Hummm,dizem também que imagem é tudo.
Não sei,se fosse assim,sómente os muito lindos poderiam ser estilistas,e sómente os comprovadamente saudáveis poderiam trabalhar na área da saúde.
Ô mundo difícil esse,sô!
Paula Bacher
10 minutos??? Eu tive 5 min ainda bem que ja sabia o que comprar, outras pecas comprei pelo site e chega semana que vem yay!!!!! VISA gritou kkkkkkkkkk
Jane Curiosa
Ahaaa,arraasou,Lucia C!
Mas eu nunca compraria Versace para emoldurar e pendurar em uma parede.
Sacrilégio!
Meu caminho do meio não o permite.Ou eu gosto e uso,ou eu não o compro.
E é aí,que o que eu gasto e o que eu posso gastar se relativiza.
Assim,se as japas loucas*(merci,Marcos) podem comprar hoje o que a Carla Bruni também pode,é também certo que La Bruni frequenta outro hemisfério,este bem mais estrito do que aquele que anda pelas ruas.
E o que anda pelas ruas é o responsável por movimentar a indústria da moda,pois o caro,caríssimo, pertence à exclusividade.Ou seja: para poucos,que ,não por acaso, vivem se esbarrando em suas vidas reais e virtuais;daí a necessidade da obtenção de diferenciação no que vestem.
Se antes o número de estilistas podiam ser contados aos punhados,agora o são aos magotes.E se o número de milionários no mundo também aumentou,o desejo por grifes exclusivas também sofreu uma imensa transformação,até mesmo pelo “advento” da internet,que traz tudo sôbre moda,bastando para isso sentarmo-nos em frente a um computador.
Pessoalmente,defendo as parcerias dos estilistas com as grandes lojas de departamento,pois elas representam a formalidade do setor.Melhor para todos,se pensarmos que os produtos tidos como piratas nem sempre são tão piratas assim,apenas “fabricados” como mais baratos,sem contudo legalizar a mão de obra de toda a cadeia.
É mesmo assunto extenso,instigante e rico para o desenvolvimento de muitas teses,de teor social e econômico.
marcello brito
Bravo, Luciac!
marcello brito
E para deixar claro: Versace nem como amostra gratis. Acho pavoroso. Nos quatro dias de momo ainda poderia pensar, depois rasgaria minha fantasia, para lembrar o nosso babo.
Alias é só olhar para a Donatella para chegar a mais obvia das conclusões: quem faz ou deixa fazer aquilo no proprio perfil só pode ser ruim da cabeça, doente do pé e péssima em estilo.
LuciaC
De fundamental importância na definição de “melhor” é quem o elege.
O significado de melhor encontramos no critério desta escolha.
Critério envolve capacidade de discernimento.
Capacidade e discernimento, no caso, fazem a voz do dono.
O discurso da voz do dono/empresário é a caixa registradora.
E a realidade corre por conta do que convém ao momento.
A insustentável leveza do ser dos tempos pós modernos, onde amores se tornam liquidos e as patologias socias contagiam igual catapora manipuladas e alimentadas incessantemente pela mídia, fazem da mercadoria de venda espelho da avidez do consumo.
Como tudo que é sólido se desmancha no ar, a qualidade é dispensável. E se as vacas estão magras, viva a mercadoria descartável.
“O Melhor de Versace”, título da campanha “EigiAnEmm” /AcheÊme, refere-se a um melhor naturalmente do ponto de vista da “Simpática Donatella”. Ao dizer de Rodrigo.
Foi a ela entregue a curadoria do latifundio e para coleção H&M o melhor foi pinçado do acervo criativo, legado de seu irmão Gianni, falecido em circuntâncias violentas bem defronte a seu “pied à terre” em Miami.
O critério da herdeira do império define seu público e por ele é definido. A “Simpática Donatela” que de simpática não é nada boba, sabe muito bem que o perfil dos seguidores da moda Versace está na consulta do faturamento de seu pret a porter e nas constantes pesquisas de mercado feita por consultores. O talento é fundamental mas eis a inspiração mais pungente para a equipe de estilistas profissionais.
A coleção não vendeu o esperado?
Cortem-lhe a cabeça.
http://www.youtube.com/watch?v=JCnU1KQiMFg
A industria da moda, como qualquer outra industria, visa o lucro.
O lucro das cadeias fast fashion está na dinâmica das vendas varejo.
A rapidez da produção das peças é terceirisada, confecionadas na Ukrania, Turquia, India, China e talvez até em Timbaktoo.
Com lojas espalhadas pelo mundo os estoques feitos viajam por diversos paises até se esgotarem. Ao fim são muitas vezes doados para instituições caritativas dos paises onde foram produzidas. Como num “revertere ad locum tuum”.
Eis que em algumas das lojas H&M já não resta mais uma peça da coleção H&M!
Na filial da Regent’s Street London, em fila formada, dormiu gente sorrindo na porta. Foram recepcionados ao entrar na loja pela própria Donatella vestindo modelo icone, sexy e cor rosa da coleção.
Realmente simpático!
Se por sorte ou merecimento fosse transformada em cliente especial assim como foi Adribs, com certeza não perderia de forma nenhuma este happening!
Da caça traria troféus que seriam tratados como collector’s item.
Talvez uma,duas TShirts…que emolduradas imprensadas num vidro, estacionaria em minha parede! “Recuerdos de Ipacaraí…”
Moda é arte!
Nossa!
Me empolguei!
Adribs!
Conta como foi !
conexaoparis
LuciaC
Você deveria se empolgar sempre.
Adriana
Obbbaaaa! Essa liquidação em Paris vale muito a pena. Ano passado estava lá no dia que começou.
Lina, estava esperando essa noticia
fico em Paris ate o dia 13 de Janeiro, vou poder aproveitar novamente.
Jane Curiosa
Marcello Brito
E é isso mesmo:dinheiro não tem cheiro,nem tem cor.
Ligadíssimo você,hein?
Marcos e Rodrigo:
O que realmente quero dizer é que as peças deveriam manter qualidades mínimas,como tecidos bonitos;costuras que não fiquem repuxadas;modelagem que ao menos não enfeie os/as viventes;mesmo que com preços um pouquinho mais alto.Afinal,já estão ganhando bastante,ao fabricarem na China.Ou não.Com a palavra,Rodrigo.
Jane Curiosa
Hoje eu estou um bagaço!
Ainda assim me obrigo a passar por aqui e digo:a democratização da moda passa necessáriamente pela China.
E a grande pegada das parcerias lojas de departamento versus estilistas renomados,acontece pelo volume que este passa a ter de produzir e assim então ele pode passar a fabricar na China,onde a mão de obra e os impostos são bem mais…convidativos.E a qualidade,baby?
Prestemos atenção na quantidade de chineses comprando os originais por onde quer que passem.Logo eles que vem do atual paraíso das cópias!
Eu sei que existe uma média entre qualidade e preço.
Então,a minha medida é sempre o caminho do meio,seguindo Lao Tsé.
Elaine Domingues
Olá Lina e super bem vindo Rodrigo! 🙂
Vocês sabem me dizer se costuma haver alguma liquidação nas lojas após as festas de final do ano ai em Paris? Se sim, qual a data prevista?
Bjss e obrigada!
Elaine
conexaoparis
Elaine
A liquidação de inverno começa dia 11 de janeiro e vai até 14 de fevereiro.
carol
Ótima matéria!
Marcos
Marcello,
e a há quem diga que entre 70 a 90 por cento do faturamento de uma grande marca de moda seja obtido pela venda de perfumes. Vende-se o glamour em pequenos frascos e a preços módicos. Populariza-se o glamour. De maneira similar, o mesmo acontece nas parcerias de marcas de luxo e lojas de “fast fashion”.
Beth
Marcello
A caixa 2 dos países emergentes está fazendo a festa em Paris!
Fiquei estarrecida…
Risos e abs.
Marcos
Sim, Rodrigo, eu sei! O lançamento da coleção é notícia nos blogs de moda há meses. Entretanto, se em algum momento eu dei a entender ou induzi alguém a inferir que a fanfarronice do título fosse de exclusiva responsabilidade do autor do “post”, asseguro que não era esta a minha intenção.
marcello brito
Acho que todos que são antenados, tem bom gosto, cultura, vivencia e curtem um estilo, gostariam de poder adquirir nas lojas dos grandes estilistas ou das grandes marcas.
Mas com raríssimas excesões, marc jacobs é uma delas, o preço cobrado seria apenas ridículo se nao fosse também cínico.
Paga-se 20% pelo material & estilo e 80% pelo valor agregado da marca.
Há quem banque esse circo: atualmente, a mafia russa, o caixa 2 dos países emergentes e o dinheiro de origem no trafico de armas, drogas ou de influencia e as japas enlouquecidas.
Retira-se esse dinheiro e o mercado de luxo no mundo cai.
Mas tudo é negocio e no mundo pragmatico a cor do dinheiro nao importa.
Quem curte um bom produto com otimo design e muitos anos de vida, planeja dali e daqui, escolhe certo a peça e pronto.
Mas nao é essa compra que sustenta esse mercado específico.
Portanto acho sempre valido essas iniciativas de socializar o inacessível. E concordo com o Rodrigo, é bom para as tres pontas do negocio: o publico, a marca e o conglomerado.
Marcos
Jane,
a qualidade dos produtos, neste tipo de colaboração entre designers consagrados e lojas do tipo “fast fashion”, é, costumeiramente, visivelmente superior a dos produtos das linhas normais. As parcerias são, sim!, um bom negócio para ambos: visibilidade para a grife convidada e ampliação do público consumidor das “fast fashion”, mas, por outro lado, há democratização de consumo e informação. Tive a oportunidade de adquirir alguns produtos da parceria Comme des Garçons e H&M, em Lisboa, em 2009, e posso afirmar que a coleção não deixou a desejar no quesito da qualidade. As carteiras, por exemplo, eram produzidas na Espanha pelo mesmo fabricante dos acessórios de couro vendidos nas lojas da marca. Custavam em torno de € 60,00, caro para os padrões H&M, porém aproximadamente a metade do preço praticado nas lojas CDG ou em lojas como a Colette.
E a coisa toda não vai parar tão cedo, tivemos Missoni para a rede de hipermercados americana Target, Karl Lagerfeld para a Macy’s e, dizem, teremos Tom Ford na próxima parceria da H&M.
Rodrigo Lavalle
Marcos,
a coleção se chama oficialmente “O Melhor de Versace para H&M”.
Rodrigo Lavalle
Jane, não sei os meandros dessas parcerias e nem a quem elas mais favorecem (se ao estilista ou à H&M).
A modelagem é boa sim, segue a linha da modelagem da marca original (simplificada, lógico). Os tecidos não são os melhores do mundo mas se você tem o costume de comprar roupa na H&M (ou na C&A ou na Renner) não vai se decepcionar. O preço é mais caro que o normal, afinal de contas estamos pagando pela marca associada ao produto.
O que eu quero dizer, no fim das contas é: a pessoa está comprando uma roupa da e na H&M que, nesse caso, foi desenhada (e não confeccionada) por uma marca de luxo. Não dá pra esperar que o produto seja “de luxe”.
Abs,
Rodrigo
Zaida Brigido
Jane Curiosa
Bom questionamento !! Quer roupa de qualidade?? vai na Maison e compra !!! Lanvin..Marc jacobs..Versace.. na H&M, é uma palhacada total… tudo quase sempre horrivel e de baixa qualidade !!! Jane , o nome disso é bu$ine$$!!! A grandes marcas sabem que o publico alvo no qual eles vao atingir, é aquele sedento por usar a sua marca, mas que esta longe $$$$$$$ de entrar na maison e comprar uma roupa de qualidade , e evidentemente , cara !!! Sim… o nome do designer esta em jogo …. mas esta em jogo para aquele cliente aquele pode pagar 2, 4 , 6, mil euros por uma peca e exige qualidade e perfeicao por isso ….
Jackeline
Oi Lina!! Acabei de ler e já respondi. Muito obriada pelo carinho e atenção.
Estarei sempre lhe visitando por aqui!
Um grande beijo
Jane Curiosa
Rodrigo
Primeiro:acho muito bom tê-lo aqui no CP;isto não mais é um blog,mas uma corte.Corte parisiense do CP.
Eu gostaria de dirimir uma dúvida,e acho que voce pode ser a pessoa certa para me ajudar.
Voilá.Eu acho muito interessante essas parcerias de renomados estilistas com os magazines,sem dúvida.Mas tem algo que me inibe em adquirir as peças confeccionadas,pois algumas delas não costumam apresentar muita qualidade,seja na modelagem,no acabamento,na escolha do tecido,e por aí vai…
Minha pergunta é:O estilista apenas desenha?Não há uma certa exigência de qualidade por parte dele?
Sim,sei que o custo deve ser obrigatóriamente baixo,mas é o nome dele que está lá,certo?
Luciano Melo
Ternos cor de rosa, jaquetas de oncinha, aquele conjunto de calça e camisa da primeira foto….Tô Fora!!!!!
Marcos
Se isto aqui/aquilo lá é “o melhor de Versace para H&M”, como alardeia o título do “post”, é porque talvez a marca não seja boa mesmo!!! Culpa de Donatella e/ou equipe de criação?! Não acredito, a marca já não era lá grande coisa mesmo na época de Gianni.
Marcos
Que saudades da parceria Viktor & Rolf e H&M!!!
Marcos
Que saudades da parceria Sonia Rykiel e H&M!!!
Isabela
Obrigada Rodrigo!
Kaka
Valeu Lina…
Acabei de conseguir contato com o sempre atencioso e simpatico Vinicius.
Bjinho
Marcos
Que saudades da parceria Comme des Garçons e H&M!!!
Rodrigo Lavalle
Isabela,
a loja do Champs Elysées é a maior e mais completa mas com certeza será a mais concorrida.
Eu devo ir às duas lojas que existem na rue de Rivoli, como elas são próximas fica mais fácil ir de uma pra outra e depois ainda dar um pulinho na loja do Les Halles. Foi o que eu fiz ano passado no lançamento da coleção da Lanvin.
Abs,
Rodrigo
Isabela
Olá!
Gostaria de saber se vocês recomendam alguma loja específica que tenha mais produtos ou que seja melhor em geral para comprar os produtos da Versace amanhã? Estou na dúvida entre a da Champs Elysées ou do Bd. Haussmann…
Obrigada!
KAKA
Bom Dia queirda Lina.
Estou tentando contato por email com o Vinicius (Ala parisiene) e não estou obtendo resposta, vc sabe se mudou o email ou se eles estão de férias? é sobre o aluguel do meu apto.
Bjinhos.
conexaoparis
kaka
Ele está de férias. Mas mesmo assim responde os emails. Mande outro.
Jackeline
Oi Lina! Tudo bem?!
Estou passando para lhe dizer que fiz um post todo especial no meu blog – http://www.franciscaemaria.com sobre o conexão Paris. Gostaria de lhe convidar a visitar. Depois me fale se gostou!!
Ando com uma saudade de visitar Paris e de vez enquando dou uma olhadinha nas suas dicas super preciosas!
Grande beijo
conexaoparis
Jackeline
Obrigada. Deixei um agradecimento para você no seu blog.
Sheyla
Céus! Pelo pouco que ví na mídia e pela descrição das peças confesso que minha curiosidade diminuiu!
Contudo, este esquema de rodízio para fazer as compras, deixa a empreitada com ar de aventura, não?
Divirtam – se meninas! Mandem notícias.
Vil Muniz
Oi Rodrigo!!!!!
Que euforia do povo eim?!!!! Deve ter cada peça surpreendente!!! Como gostaria de está lá…
beijocas!!!
jorge fortunato
Como diz uma amiga… tem que ter muita atitude para usar certos modelos.
Rodrigo Lavalle
Adribs
Que legal! Fiquei com inveja. Depois conta pra gente o que vc achou da coleção e o que vc comprou.
LuciaC
Que delícia, Adribs!
Adorei saber que você foi premiada!
Eu vi o concurso para a avant-premiere de H&M/Versace na VogueFrance!
Valia enviar até 6/11. Respondi as perguntas, até bem facinhas e depois disse para mim mesma mesma: vai que eu ganho? O que eu faço?
É intrasferível…Poof! Delete!
Lembro até que quem ganhasse tinha direito de levar uma/o amiga/o!
Depois conta como foi!
Muito legal!
adribs
eu vou comprar hj a noite. eu vi no site da vogue um concursinho a sortearia 1000 pessoas pra uma noite especial e eu consegui ser uma delas. kkkkk