Durante um jantar na casa de amigos corsos lancei a questão: quais são os lugares mais bonitos da Córsega?

Precisei que não queria uma lista de todos os lugares bonitos, mas uma escolha cuidadosa para viajantes que passariam de três a quatro dias na ilha.

O primeiro de todos: Bonifácio.

Do extremo sul da Córsega, Bonifácio contempla sua rival italiana, a Sardenha. Bonifácio é uma cidade/forte construída no alto de falésias e, aos seus pés, uma marina onde ancoram iates milionários.

Ao chegar, entre na cidade de carro e siga as indicações dos estacionamentos (parking) e estacione-o o mais rápido possível. Daí para frente você vai visitar Bonifácio e suas ruelas, o alto das falésias, as grutas marítimas, o porto e sua marina a pé ou de barco.

Comece a visita pelo alto das falésias. Ao sair do estacionamento caminhe em direção contrária a da cidade. O objetivo é chegar na ponta extrema da falésia para ter a vista vestiginosa desta cidade que provavelmente um dia vai desaparecer.

Em seguida retorne e entre em Bonifácio passando pelos estacionamentos. Este é o único caminho que permite o acesso à cidade.

Perca-se nas ruelas, explore todas as possibilidades para se admirar a vista e olhe distraidamente as lojas e seus produtos made in China.

Saia da cidadela pela imponente porta principal e comece a descida em direção ao porto.

Um conselho, não menospreze o passeio de barco. Ultra turista, certo, mas você não pode perder a vista da cidade à partir do mar nem a visita das grutas. Tive a sorte de conhecer Bonifácio fora do verão, quando os grandes barcos de turismo estavam fora da circulação. Um pescador me levou na seu velho barco de pesca e, no interior da gruta, tive um daqueles choques estéticos que marcam para sempre.

Outro conselho, se for almoçar em Bonifácio, escolha um dos restaurantes do porto. Mais precisamente o La Caravelle. Os preços variam entre 25 e 70 euros o prato principal. Se preferir algo mais leve e barato, caminhe pela marina, você vai encontrar vários outros restaurantes.

A partir de Bonifácio, se estiver visitando a ilha com tempo de sobra, eu sugiro a visita da cidadela Porto Vecchio, pequena cidade da região com bons restaurantes e belas lojas. Se a sua estadia na Córsega for de poucos dias, ao sair de Bonifácio siga a direção de Porto Vecchio e em seguida pegue a estrada de L’Ospédale. Este será nosso próximo artigo.

Como chegar em Ajaccio saindo de Paris

Importante: Existem várias combinações e opções de travessias de barco e vôos para chegar à ilha, a viagem para Ajaccio é apenas uma delas.

. De trem. Em 3 horas é possível fazer centro de Paris/centro de Marseille; e em 4h, Paris/Toulon. Dessas duas cidades é possível pegar o barco que leva até Ajaccio. Os preços do trem variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.

. De avião. Paris/Ajaccio. A viagem de avião pode variar entre 2h50 e 5h50, tudo depende da escala do voo. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

. De carro. Passando por Lyon, Avignon, Aix en Provence, Marselha. Belo passeio em direção ao sol da Provence e da Côte d’Azur. Você pode entrar com o carro no barco que faz a travessia até a ilha, verifique antes as disponibilidades e preços. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui. 

. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata e a mais longa também, a viagem tem cerca de 12 horas de trajeto até Marselha e 13h40 até Toulon, as duas viagens com uma parada na Gare de Lyon. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris