Quando o parisiense diz Odéon, ele está se referindo a um território preciso, bem delimitado e carregado de lembranças históricas.

foto: Francisco de Assis Andrade

Odéon começa no boulevard Saint Germain, a partir da estátua de Danton, situada diante do metrô Odéon, passa pelo Carrefour de l’Odéon e continua em direção ao Theâtre de L’Odéon, na Place de l’Odéon.

foto: Franciso de Assis Andrade

Neste curto trajeto, as atrações mais prosaicas são imensas e esquecemos rápido a revolução francesa e assuntos mais graves.

A partir da estátua de Danton, à esquerda, temos o famoso restaurante Comptoir Relais Saint Germain. E colado a ele, seu pequeno bar à tapas de alta gastronomia que se chama L’Avant Comptoir.

Sugiro uma pausa imediata. No bar, peçam um vinho acompanhado por um macaron recheado com boudin noir. Inesquecível.

Logo em seguida, o hotel quatro estrelas Relais Saint Germain que representa perfeitamente o espírito francês. Maiores detalhes sobre este hotel elegante, cliquem aqui.

foto: Francisco de Assis Andrade

Na confluência das duas ruas que sobem em direção ao Luxembourg, a famosa taberna Horse’s Tavern Café. Aconselho uma pausa somente nos dias quentes, para uma cerveja no terraço.

fotos: Francisco de Assis Andrade e Antonica Andrade

Do lado direito e a partir da estátua de Danton temos o restaurante Les Editeurs – já citado aqui e um dos melhores brunchs da cidade – e retrato perfeito da rive gauche. Poltronos de couro, paredes cobertos por livros e clientela ligada ao mundo literário parisiense. Leiam artigo aqui.

Logo após o restaurante, um dos melhores floristas da cidade: Pascal Mutuel. Encontro sempre as realizações deste artista em endereços como Opéra Garnier, Plaza Athénée, etc…

foto: Franciso Assis Andrade

Subam pela rue de l’Odéon até o teatro. Este prédio com sua arquitetura séria e sóbria e suas colunas que refletem a grandeza dos munumentos da antiguidade grega, possui uma sala de espetáculo toda em ouro, na mais pura tradição italiana.

O Theâtre de l’Odéon, construído em 1782, hoje se chama Theâtre de l’Europe e coloca em cartaz peças européias com legendas em francês.

Após este passeio pelo eixo Odéon e antes de mergulharem na paz do Jardin du Luxembourg, entrem na livraria Moniteur situada ao lado do teatro. Uma das mais interessantes de Paris para todos que gostam de arquitetura e design.

Livraria Moniteur: 7 place de l’Odéon, 75006 Paris

Conheça os apartamentos para alugar no Odéon da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.