É difícil para mim aconselhar como se vestir para as festas. Não gosto de modismos, respeito a moda. Gosto do que é elegante, atemporal e discreto. Dentro destes parâmetros toda mulher pode criar um estilo próprio acrescentando detalhes, acessórios, misturas de estilos e outras artimanhas. O que chamo de modismo é a última moda. Desde que leio na imprensa que a última moda é renda e que vejo renda em todas as vitrines, imediatamente apresento a síndrome de overdose e faço questão de ignorar a ditadura dos modismos. O exemplo dado é inofensivo, mas quando a última moda não é adaptada a todos os tipos físicos o efeito e desastroso.

Por isto acho que as brasileiras que passam as festas de fim de ano em Paris devem se vestir como se vestem no Brasil.  Respondi com freqüência  vistam-se com se estivessem se vestindo para uma festa no Brasil e coloquem o casaco de lã por cima. A moda é internacional e além do mais nós vivemos em um mesmo contexto cultural que as francesas. Mundialização oblige.

Fica a questão da cor branca. Não existe na europa a tradição de roupas brancas para a passagem do ano. O branco na França está relacionado ao verão, dias ensolarados e beira mar. O que não é exatamente a descrição do mês de dezembro em Paris. Apesar de não ser um hábito aqui , acho que uma brasileira pode perfeitamente colocar um vestido branco chic, casaco de lã por cima e assumir nossa tradição no inverno europeu.

Resumindo, vistam-se como se estivessem no Brasil. Até de  branco apesar de não ser uma tradição aqui. Elas, as francesas, adoram um pretinho básico para o natal ou reveillon. A revista Figaro Madame publicou um artigo intitulado Uma série de vestidos para festejar o fim do ano. Selecionei alguns modelitos para vocês.

Vestido de pregas,  Monoprix.

Vestido de organza amarrotada, Paule Ka.

Vestido bustier e saia em tulle, H&M.

Vestido costas nuas,  Tara Jarmon

Leia também:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris